Quando eu era criança, ouvia na escola muita gente dizendo que tinha a fobia da página em branco. Eu nunca tive isso, ou pelo menos achava que não. Pelo menos até eu começar a exercer a escrita de maneira profissional e me ver confrontada ao desafio de escrever todos os dias. A carreira de escritor não é fácil e as dificuldades do escritor contemporâneo são de naturezas bem diferentes. Um escritor atual deve ser malabarista.

grayscale photography of person holding pen
Dificuldades de escrita

Dificuldades do escritor principiante

Os desafios abaixo são encontrados na fase inicial da vida do escritor, quando ele sente que tem uma ideia e que quer escrevê-la. Afim de facilitar a leitura e a identificação dos autores que lêem esse artigo, eu dividi as dificuldades (e as suas soluções) em etapas de desenvolvimento do escritor.

Como escrever um livro

Acho que essa é a grande pergunta de todo autor aspirante. Mas quando o escritor está nesse estado, ele ainda está muito perdido, sem delimitar o seu projeto. Nessa fase, o escritor precisa de uma orientação intensa porque ele suspeita que é um escritor mas ainda desconhece o seu potencial verdadeiro e a sua força de vontade interior. O escritor que encontra esta dificuldade ainda está se descobrindo, saindo do armário literário, como eu gosto de dizer.

Comigo, aconteceu em Paris, no ano de 2010. Se você quiser conhecer a minha experiência bem como as dificuldades que eu encontrei, leia o artigo O que aconteceu comigo quando eu cheguei em Paris para ser escritora?

Porém, eu não me arrependo desta experiência. Dela nasceu o meu primeiro livro, Cidade das Mandalas.

Como escrever corretamente

Nesta fase, ainda em início de carreira, o escritor pode se dar conta de que a sua escrita não é das melhores tanto em nível linguístico quanto no tocante dos seus talentos narratológicos e de contador de história. Quando o escritor busca ajuda sobre como escrever corretamente, ele pode se referir ao seu nível de língua (quando ele acha difícil dizer a diferença entre mas e mais, mal e mau, conserto e concerto e afins). Mas ele também pode estar se referindo a algo que os brasileiros simplesmente nunca receberam da educação nacional: alguma cultura na arte de contar histórias.

Aqui na Bélgica, uma criança aprende isso desde o ensino fundamental. Igualmente, na França, todo mundo tem hábito de leitura antes de dormir, no metrô, no café, no banco da praça, em qualquer lugar… Ou seja, num contexto de carência de cultura literária acessível como foi o caso do Brasil durante muito tempo, a coisa mais normal do mundo é que o escritor aspirante busque ajuda externa para escrever um livro competitivo.

Felizmente, hoje em dia, existem muitas maneiras de remediar a situação. Não somente os computadores e seus programas fazem uma correção automática (ou pelo menos alertam os autores apra um potencial erro), como existem ferramentas de produção literária, como é o caso dos autores que usam o ChatGPT para escrever livros e e-books. Leia mais sobre isso nos artigos abaixo:

Dificuldade do escritor intermediário: Como publicar um livro

Uma vez as dificuldades anteriores superadas, o escritor que já escreveu um livro, encontra uma outra dificuldade: como publicar o meu livro? O que é a autopublicação? Como autopublicar um livro? Livro físico ou ebook? Como publicar um ebook pela Amazon? Num mundo pré-Kindle e pré-Amazon, a grande angústia do escritor se resume à pergunta como encontrar um editor que queira publicar o meu livro? Uma vez mais, no Brasil dada a escassez de agentes literários, esse trabalho pesa sobre os ombros do jovem escritor que, após vencer todas as dificuldades de escrever o livro, ainda precisa correr atrás do editor. Por isso, o jovem autor nesse estágio pode se considerar um vencedor se chegou até essa etapa.

Como dito anteriormente, num mundo pré-Amazon, essa era uma das tarefas que fugia totalmente ao controle do escritor. Uma vez terminado, o seu manuscrito era entregue nas mãos de um editor que por vezes nem sequer o lia. Atualmente, existem tantas outras maneiras de se empoderar como autor e publicar por conta própria. Isso se chama autopublicação e é muito mais acessível do que os escritores pensam. Sobre esse quesito, leia os artigos:

Dificuldades de escritor: a carreira de escritor

O autor que chegou até aqui merece receber um presente. Trata-se do autor que venceu todas as barreiras de gente dizendo todo tipo de besteira para desencoraja-lo dizendo que a sua ideia não era boa o suficiente, que não se pode viver de escrita, que escrever não é profissão é que, mesmo se ele escreveu o seu livro, o grande desafio será vendê-lo.

Sobre esta última consideração, eu admito merece algum crédito, porque, de fato, o autor agora realizado verá que escrever o livro não é o maior desafio. O mais difícil é vendê-lo.

Dificuldade do escritor profissional: construção da sua autoridade literária

Essa parte inclui aceitar que quase ninguém (além dos escritores) encara a profissão de escritor como uma profissão séria e que cabe ao escritor reverter esse quadro ao invés de esperar que a mudança se produza sozinha. A não ser que você já seja uma J.K. Rowling com fortuna feita, o seu livrinho não paga o meu pingado.

Sobre isso, eu conto no artigo Comunicado: Construindo autores novos a frase chocante que eu ouvi da voz de uma pessoa cultivada e que reflete infelizmente a mentalidade da maioria das pessoas. De fato, foi esse episódio me fez começar a me focar na construção de novos autores.

Por conseguinte, esse é para mim um dos mais difíceis porque exige um trabalho colossal de conscientização e de informação de todo tipo de gente. Esse é, também um dos motivos pelos quais eu faço deste blog o meu projeto de vida, juntamente com os meus livros. Eis aqui um dos artigos que eu escrevi sobre o assunto: Você é um escritor. Ponto.

Fazer marketing e vender os seus livros

Essa é a que eu mais escuto e a que mais me trabalhava também. Somos escritores e não marqueteiros, não é? Fato. O problema é que vivemos num mundo onde cada nome é uma marca.

Já ouviu falar de branding? Branding significa construir uma marca. Por isso, sobre este último, a dica que eu tenho para dar para os escritores é a seguinte: quer saber como vender mais livros? Então focalize-se na construção de uma marca em torno do seu nome de escritor. Você pode fazê-lo através de uma rede de influencees, ou seja, de seguidores que vão até pagar para ouvir o que você tem a dizer. Você também pode se focalizar no uso de redes sociais para escritores, como o blog, por exemplo. Aliás, como escritor, é muito importante criar uma presença online para que os leitores saibam onde encontrá-lo, como encontrá-lo e mais importante, onde comprar seus livros.

adult frowned male writer working on typewriter at home
escritor

As provas da vida de um escritor

Antes de tudo, convém dizer que essa é uma fase que exige resiliência e aceitação. O escritor que chega até aqui é aquele que atravessou todos os crivos da seleção natural. Eu estimo que aqui começa de fato o seu verdadeiro crescimento rumo ao sucesso.

Isso porque quando o autor chega nessa fase, ele já está maduro o suficiente para entender que o erro e os tombos são necessários para o crescimento e consolidação da sua carreira de escritor. Questionamentos como os abaixo se impõem. Assim, vejamos como se preparar para cada uma dessas fases quando elas se apresentam.

Aceitar que a sua grande ideia não era tudo o que ele pensava

Ou pelo menos não da maneira como ele expôs. O Paulo Coelho teve que persistir muito no processo de levada d‘O Alquimista ao conhecimento público. Ele distribuia as primeiras cópias de graça para gente que ele achava que ia apreciar. “Mas eu também distribuo os meus e-books gratuitamente pelo Kindle”, você me diz. Ao que eu lhe respondo que é ótimo que o faça, mas essa ação deve estar inserida num quadro estratégico de marketing de venda para o seu livro. É imprescindível que você compreenda, autor, que o seu maior desafio não é fazer o seu leitor gostar do seu livro. É, outrossim, mantê-lo encantado e orbitando dentro do campo da sua obra. Esse é o mais difícil.

Aceitar que o escritor precisa de ajuda

Por tudo o que eu falei, você, autor, precisa de ajuda. Não porque você é incompetente ou não sabe fazer sozinho. Tenho certeza de que todos podem chegar lá. Mas você ganhará um tempo precioso se buscar ajuda para subir essa montanha. A profissão de escritor é altamente intelectual e não é qualquer pessoa que pode exercê-la. Assim, eu compreendo que seja difícil aceitar que existem dificuldades do escritor e que este não consiga acertar de primeira.

Para vencer as dificuldades do escritor, clique no botão Torne-se um Autor e receba acompanhamento personalizado para escrever seu livro.

Caso você queira mais conteúdo gratuito, inscreva-se na lista VIP do Jornal dos Autores.

Escreva seu livro

4 comentários em “Dificuldades do escritor

  1. É menina, não é fácil a vida de um aspirante a escritor. Por outro lado, quem não tem esta necessidade ou não se cobra tanto, é mais prazeroso escrever e observar o que acontece. Principalmente para quem escreve poesia, crônicas ou contos, o meu caso. Mas julgo importante este mentoria a que tu te propões oferecer. Belo trabalho.

Deixe uma resposta