Se você é autor iniciante, atenção: não comenta estes erros.

  1. Não ache que não precisa de ajuda. Todos precisam de ajuda. Isso inclui: ajuda para escrever um texto de qualidade, ajuda para saber se o seu texto tem falhas, ajuda de profissionais para fazer a edição, a revisão, a capa, a diagramação. Você precisa sim de ajuda porque nessa vida ninguém faz coisa alguma sozinha. Ao unir talentos, unem-se energia positiva e a vontade de vencer e cair algo bonito juntos
  2. Não reescreva: quando começar a escrever um livro, vá até o final da redação, pouco importa se ficar uma porcaria. Entenda: a primeira versão é sempre ruim. Ela sempre será retrabalhada até chegar numa versão que convém para os leitores.
  3. Não existe texto perfeito: você pode escrever o melhor que puder e enviar para o seu editor. O resto, ele fará e tampouco ficará perfeito. Chega uma hora, que é preciso parar de mexer no texto e enviar. Isso acontece porque o seu texto é vivo e como todo ser vivo, ele está em constante processo de transformação.
  4. Ninguém fica famoso do dia para a noite: é necessário muito trabalho. Tanto faz se você é publicado de maneira tradicional ou auto-publicado, no final, você é o responsável do seu sucesso.
  5. Não ignore o marketing: eu sei que você é autor e se quisesse ser vendedor estaria fazendo outra coisa. Mas se quiser viver dos seus livros, fazfavor e vai seguir um curso sobre marketing. Ninguém vai fazer isso para você e se não ficar esperto, o algoritmo da Amazon coloca seu livro lá no fim da lista.
  6. Não pense que só porque o Tolkien demorou 20 anos para escrever o Senhor dos Anéis, que você também precisa demorar o mesmo. Não precisa e se quiser viver de escrita é melhor começar a mexer o rabo e ir correr atrás do seu.

Eu escrevo esse texto na mesma linguagem crua com que falaram comigo porque essa foi a única maneira que eu aprendi. E eu quero que você passe reto quando chegar perto destas armadilhas. 

Escritor iniciante ou não, autopublicado ou de maneira tradicional, se você gosta de ler e escrever, certeza de que essas dicas são para você. No meu livro Como escrever um livro em 3 meses, eu dou muito mais dicas valiosas sobre o processo. 

Caso quiser receber mais dicas, inscreva-se na newsletter para receber o Jornal do Autor.

Deixe uma resposta