Num mundo onde tudo muda num piscar de olhos, ainda tem gente que me pergunta por que escrever um livro rapidamente? Eu entendo, a pergunta é legítima e válida no sentido de que escrever é uma atividade íntima e que requer uma certa “descoberta” da história. Em algumas semanas, eu vou criar um vídeo sobre o que é “descobrir” uma história. Clique aqui se você quiser assistir esse conteúdo em pré-estréia.

Acontece que existem duas maneiras de escrever: a escrita para si e a escrita comercial. Se você é um autor que quer viver de escrita, então é melhor se adaptar desde já ao modelo de escrita comercial, ou seja, o modelo de escrita para vender. Este modelo se baseia no fato de que um autor deve ser capaz de escrever um livro rapidamente. Se você quiser viver de livros, então é melhor que comece já a se profissionalizar naquilo que toca a atividade da escrita e o marketing para autores. Muitos autores que eu conheço e com quem eu tive o privilégio de trabalhar, dizem a mesma coisa: para viver de escrita, você deve se tornar um profissional do marketing, mesmo que você não goste.

Escrever para um mercado

Então como tornar-se um especialista do marketing de livros? Continue lendo que eu vou dizer tudo que eu aprendi nestes anos de escrita e no convívio com autores que vivem de escrita. A primeira lição que você deve aprender é a seguinte: não importa o que você escreva, a sua história não é sua, ela é do leitor. Entender isso na escala primária do leitor único vai te ajudar a entender a lição na escala macro de um mercado todo. Quem é o seu mercado? Ou seja, quem vai ler o seu livro? Escreva para esse mercado e escreva o seu livro rapidamente porque o mercado não espera.

Mas como fazer isso? Primeira coisa: entre em contato com esse mercado. Converse com ele. Comunique. Pergunte-lhe o que ele quer ler. Baseando-se nas respostas e na troca com esse público, escreva a sua história. Isso vai aumentar as suas vendas em muito.

Os tempos do mercado

Mas como eu disse, o mercado é dinâmico, hoje mais do que nunca. Ele evolui com muita rapidez e o autor que não se adaptar, ficará para trás. A minha experiência com autores e livros, me confirmou que para o mercado de livros digitais, sobretudo, existem duas variáveis que o autor independente deve tomar em conta para traçar o seu calendário de produção. Estas variáveis são: o tempo de leitura do livro digital e o comportamento dos algoritmos de venda nas plataformas digitais.

Tempo de leitura

O tempo de leitura significa literalmente o tempo de leitura que o seu público, ou seja, os seus leitores, pertencentes ao seu tipo de mercado, vão levar para consumir o seu conteúdo. Com a criação das plataformas de leitura digital, adquirir um livro ficou muito mais fácil. Assim, os leitores lêem em média, um livro a cada três meses. Atenção, eu digo em média. Tem leitor que devora nesse tempo mais de dez livros. Por isso, eu falei: estude o comportamento do seu público leitor e tome o tempo de leitura como variável crítica para determinar o seu calendário de produção.

photo of planner and writing materials
escrever um livro rapidamente: planejando o seu livro

Algoritmos de venda

Quando se é autor, eu aconselho o seguinte: passe algum tempo estudando o comportamento das plataformas de venda que você escolheu para o seu livro. No caso da Amazon, você pode usar o seu próprio comportamento de consumidor para entender como a inteligência artificial do gigante do e-commerce funciona e como ela seleciona os artigos que lhe mostra. Por que estou dizendo isso? Por que é em função dos seus cliques nos artigos determinados que a inteligência artificial vai determinar se mostra ou não um produto. Sabendo disso, você pode usar a inteligência para vender mais livros. Preciso ser mais clara? OK, em função dos cliques do seu público, o algoritmo de venda determina se mostra ou não o seu livro para potenciais compradores.

Uma coisa que pouca gente sabe e que eu vou dizer aqui para você é a seguinte: as plataformas atribuem um tempo médio de vida de um livro digital de três meses. Claro que essa informação está baseada naquilo que eu li e no que eu converso com os outros autores. Por isso essa informação é preciosa. Primeiro: ela não está em lugar algum. Segundo: mesmo não sendo confirmada oficialmente, ela se confirma pela experiência. Os algoritmos de venda estabelecem para os livros um tempo de venda e de prova de três meses. Por isso, é importante continuar produzindo num ciclo similar.

Eu explico isso tudo no vídeo abaixo:

Caso você quiser receber dicas personalizadas e por e-mail, inscreva-se na lista VIP do Jornal dos Autores através do link:

Escreva seu livro

Você também pode se inscrever no grupo do Jornal dos Autores pelo WhatsApp para divulgar a sua obra gratuitamente.

Aqui abaixo, uma lista de artigos sobre marketing de livros que podem interessar o autor:

Deixe uma resposta