Deixa eu lhe contar um segredo: se você quer publicar um livro e o seu manuscrito não foi aceito, saiba que existem outras maneiras de se publicar um livro gratuitamente. Chama-se autopublicação. E, ao contrário do que quiseram lhe fazer acreditar, existem muitas opções gratuitas nas quais você não precisa pagar um centavo com publicação. Esqueça esse papo de prestadoras de serviço que detém cinquenta por cento dos direitos autorais e você recebe dois reais por livro lido, ainda tem que se encarregar sozinho da distribuição logística, do faturamento e da venda do livrinho. Acabou-se logo o prazer de ter virado autor, não? Neste artigo, veremos quais são as plataformas de publicação para o autor independente. A lista não é exaustiva. Sinta-se livre para sugerir mais. Por enquanto, sente-se ai com seu cafezinho de escritor que eu vou te explicar certinho quais são as suas opções caso você queira publicar um livro sem custo de publicação.

KDP

KDP significa Kindle Direct Publishing e nada mais é do que a plataforma de publicação independente da Amazon, a maior loja virtual atualmente. Trata-se de uma loja inicialmente  pensada para venda de e-books que pouco a pouco foi se expandindo do antigo Create Space até comportar um serviço de impressão sob demanda de livros. Quais são as vantagens de publicar com a KDP?

Você beneficia nos primeiros meses da inteligência artificial da Amazon que coloca seus livros na frente dos leitores potenciais de acordo com os metadados que você insere no tratamento do arquivo do seu livro e de acordo com o desempenho do mesmo durante os primeiros meses de venda. 

black tablet computer on brown wooden table

Metadados? O que são? Eu diria que assunto para um próximo blog, mas apenas parta facilitar a sua compreensão e para fins didáticos desse artigo, metadados são informações que o sistema de AI (Artificial Intelligence) do Amazon usa para poder ler, compreender e aprender sobre o produto que está vendendo e o comportamento do consumidor que surfa na plataforma. Os metadados são extremamente importantes para o tratamento efetivo do seu livro. Caso quiser saber mais sobre metadados, é só colocar o comentário aqui embaixo. 

Existem algumas desvantagens de publicar com a KDP. Uma delas é que, caso você queira beneficiar do serviço de distribuição estendida ou quiser deixar seu livro disponível para a KDP unlimited, é necessário passar um contrato de exclusividade com a KDP. Isso tem suas vantagens e e desvantagens dependendo da estratégia de venda do autor. Outra desvantagem é que o Amazon funciona mal com arquivos EPUB quando eles não são tratados com o logicial do Amazon, o Kindle Create. Ou seja, se o autor quer ser livre para compor seu e-book, ele pode encontrar dificuldades porque o KDP não funciona tão bem com o que está fora da plataforma. Foi esse comportamento que alterou o meu livro Mandala de Fogo causando A GAFE da minha carreira de escritora e que eu conto no artigo: Os tombos de um autor.

Kobo Life Publishing 

É o serviço similar ao do KDP mas com uma outra loja virtual de livros chamada KOBO. Para um residente do Brasil, a maior vantagem de se publicar com essa loja, é ver o seu e-book disponível na loja da Livraria Cultura e Fnac do mundo todo. Outra vantagem desse sistema de publicação é a possibilidade de deixar o seu livro gratuito permanentemente no intuito de atrair novos leitores. Para autores que escrevem séries, por exemplo, uma estratégia é deixar o primeiro livro gratuito na loja da Kobo e esperar folgado os leitores chegarem para o segundo. Uma das filosofias da loja da KOBO é se orgulhar da não-exclusividade, ou seja, diferentemente da KDP, a KOBO jamais vai te exigir um contrato de exclusividade, o que pode ser uma pedra no sapato do Bezos, mas enfim…

kobo e reader

Bonito demais para ser verdade? Eu também acho., mas é. A maior desvantagem da KOBO é que ela é muito menor do que a Amazon, no Brasil, ainda que detenha uma parcela de mercado com a Livraria Cultura e com a Fnac, embora seja útil para traçar algumas estratégias de marketing.

Wattpad

Aqui nós saímos do conceito de loja para entrar no conceito da escrita pura porque o Wattpad não tem intuito de vender e sim de compartilhar histórias escritas por gente como eu e você. Como então é que essa plataforma pode te ajudar? Ela te ajuda a ganhar exposição como escritor e lhe provém feedback de leitores de forma gratuita. Essa é a grande estratégia adotada por muitos escritores que buscam forte exposição.

black tablet computer behind books

As plataformas de publicação para o autor independente

Muitas são as plataformas de publicação para o autor independente. Existem outras é claro, como Smashwords, Discord… tudo é desculpa para escrever. Não é intuito desse artigo fazer uma compilação de todas as possibilidades. Caso você queira ficar por dentro das novidades para os escritores, eu lhe convido para entrar no grupo do WhatsApp do Jornal dos escritores. O que é fato aqui, a minha conclusão pessoal, é que cada vez mais aumentam as possibilidades para o autor independente construir a sua carreira de escritor.

Você também pode enriquecer seu conhecimento sobre o assunto de publicação através dos conteúdos exclusivos para os autores do Jornal dos Autores.

Torne-se um AUTOR

6 comentários em “As plataformas de publicação para o autor independente

  1. No início (anos atrás) eu não dava nada para o Wattpad, muitas fanfics, pouco profissionalismo… Mas de uns tempos pra cá, comecei a encontrar originais realmente bons que até reativei minha conta!

    Agora, como escritor, essa plataforma é muito interessante se usada como um meio para os leitores irem te conhecendo e assim fiquem mais instigados a comprar um livro de sua autoria. Então sim! É uma ótima dica usar essa plataforma como um tipo de estratégia, além do retorno (comentários por exemplo) ser imediato ^^

Deixe uma resposta