Escrever um livro não é fácil. Tanto o autor experiente quanto o escritor que apenas está começando sabe muito bem que uma ideia e motivação não são suficientes para levar o projeto a cabo. É necessário ter técnica para escrever um livro. Neste artigo, eu falarei sobre uma técnica que eu uso e que me permite não apenas criar personagens verossímeis como também desenvolver uma conexão com os personagens e escrever livros que transformem o leitor.

A técnica da qual escrevo é a seguinte: para escrever um livro é preciso antes de tudo transcrever a história. O que significa?

Significa que para escrever a história é preciso transcrevê-la do seu pensamento, da sua imaginação, sabendo que ela já existia antes de você escrevê-la. Isso é difícil porque os escritores devem compreender que eles não criam nada. Eles escrevem algo que já existia.

Concretamente, transcrever a história significa deixá-la livre para se expressar, deixar os personagens criarem a cena para você e posteriormente, você como autor, lapida a cena através do seu savoir-faire, do seu know-how.

brown wooden desk
técnica para escrever um livro

Qual é a melhor técnica para escrever um livro?

É difícil eleger a melhor técnica para escrever um livro simplesmente porque não se pode escolher o que é mais ou menos importante durante o processo. As técnicas que existem são ferramentas para ajudar o escritor na sua tarefa de escrever um livro. Eu dou algumas destas ferramentas nos artigos seguintes:

Assim, este artigo se aprofundará na técnica de deixar os personagens livres para construir a cena. O escritor transforma-se apenas num canal de transmissão da ideia, como eu explico no meu livro Como escrever um livro em 3 meses, que você pode obter gratuitamente clicando aqui.

Construir personagens

Quando um personagem aparece na cabeça do escritor, ele deve anotar imediatamente o que está vendo. Isso vale tanto para o personagem quanto para a cena, quanto para algo sobre o livro que apareceu na cabeça do escritor.

Para entender melhor essa técnica de escrever sobre o que está vendo, eu aconselho o último artigo que eu postei bem como o vídeo abaixo.

Uma vez anotado, cabe ao escritor avaliar se ele quer ou não escrever a cena no mesmo instante. Tudo depende do fluxo de imaginação que ele está experimentando naquele instante. Caso o escritor decida escrever a cena no momento mesmo, é preciso que o leitor entenda o seu papel de agente canalizador. Somente isso. Enquanto estiver escrevendo a cena pela primeira vez, o escritor está na verdade apenas transcrevendo. Ele não deve interferir na vontade do personagem, ele não deve tentar manipular o personagem nem tampouco dobrá-lo ao seu grado. Caso o escritor tente submeter o personagem, acontecerá o bloqueio criativo. Para mais informações sobre esse fenômeno, leia O que é o bloqueio criativo e Como eliminar o bloqueio criativo?.

Transcrever a história para escrever um livro

É importante entender que a história já existia antes dela aparecer na cabeça do autor. Eu falo sobre isso no meu livro Como escrever um livro em 3 meses que você pode obter gratuitamente clicando aqui.

Ideia alguma foi criada por alguém. O que chamamos de “criadores” ou “inventores” buscaram apenas uma maneira de trazer a ideia para a realidade. Isso é muito importante entender porque permite aos escritores adentrar a profissão da escrita livres de muitos equívocos. Para escrever livros, virar escritor e viver de escrita, é preciso que o escritor tome a sério a profissão. É preciso que ele entre de cabeça nela. E isso ele só poderá fazer entendendo alguns princípios iniciais dentre os quais este: a história é inicialmente transcrita. O escritor vêm depois escrevê-la e reescrevê-la usando as técnicas para escrever um livro que ele aprendeu ao longo da sua jornada de profissionalização.

Você escreveu um livro e quer divulgá-lo? Entre no Grupo do WhatsApp do Jornal dos Autores.

Caso você precise de ajuda para realizar o sue sonho de tornar-se um autor, clique aqui para receber dicas personalizadas por e-mail e receber uma cópia grátis do e-book Como escrever um livro em 3 meses.

Torne-se um AUTOR

Deixe uma resposta