A pergunta de todo autor que deseja viver de escrita é: como escrever um livro best-seller? Antes de começar a dar as técnicas e macetes para fazer que a sua história permaneça na abrangência dos elementos que compõem um livro best-seller, convém dizer que tornar-se autor é uma jornada em si. A simples aplicação não garante que o seu livro entre para a lista dos mais vendidos. Investigaremos aqui os elementos de um livro best-seller ou os que foram identificados nos mais vendidos.

woman in white fur coat
Foto: Game of Thrones

O que é um livro best-seller?

Tem muito autor dizendo essa frase sem nem saber o que é um livro best-seller. Por isso, eu fiz esse artigo. Investiguemos, primeiramente, o significado da palava. Ainda que em língua inglesa, podemos falar de mais vendidos em geral, em português, você verá que a palavra trata majoritariamente de livros.

(palavra inglesa que significa “o mais vendido”)
substantivo masculino

1. Grande êxito de livraria; livro de grande tiragem.
2. Grande êxito de vendas.
3. [Por extensão]  Autor de livro ou de livros de grande venda.

“best-seller”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/best-seller [consultado em 28-06-2022].

Assim, no mercado anglofono, para ser considerado um mais vendido, a métrica vai de 5 a 10 mil livros por semana. Este número entretanto varia e ninguém tem acesso de fato aos dados e listas.

Características do best-seller

Para entrar no suco da coisa, convém dizer que as características do best-seller, ou do livro mais vendido, são três.

  • Simples e acessível para todos,
  • Identificável e
  • Surpreendente

Os livros mais vendidos reúnem estas três características. Embora a teoria seja simples, na prática, sabemos bem que a simples aplicação não faz do seu livro um best-seller. Se fosse fácil assim todos seriam autores best-sellers. Mas o propósito deste blog é ajudar os autores a ver claro, ajudar os autores a colocarem todas as chances no seu time. OU seja, a dar ao seu livvro todas as chances de vorar um best-seller possíveis.

Neste sentido, aqui vão algumas técnicas e dicas sobre como criar um livro que contenha esses três elementos característicos.

Como criar um livro com elementos de best-seller?

Simples e acessível para todos

  • Use linguagem simples: escreva para o outro e não para você, escreva para ser claro e não para parecer inteligente.
    A clareza extrema é resultado de um trabalho árduo de escrita, reescrita, revisão, edição e mais edição. Para mais informações, leia o artigo: Autor, revise o seu texto.
  • Pense nos seus leitores: nisso entra a adição de nomes complicados para os personagens e lugares que nem o autor sabe ler, por exemplo.
  • Seja aplicável a todos os períodos e fases da vida
  • Não cubra a verdade de uma camada de açúcar para facilitar a digestão de uma verdade difícil do personagem ou do leitor. Lembre-se de que o leitor busca a transformação de uma boa história e por vezes, a transformação passa por palavras difíceis, ácidas, amargas…
  • Não deixe uma corda solta no novelo da sua intriga. Seja cristalino como um copo d’água.

Escreva sobre algo que os seus leitores se identifiquem

Surpreenda

  • Escreva sobre algo que o leitor ainda não leu, algo controverso. Por exemplo, um tema muito presente em Game of Thrones era o incesto entre dois personagens irmãos que se amavam profundamente. Este também é um tema muito presente no meu livro Cidade das Mandalas que você pode adquirir aqui.
  • Entertenha: não se esqueça de que o sue leitor busca viver uma experiência, fugir da realidade que ele é obrigado a viver neste plano de existência.
  • Explore novos horizontes: não tenha medo de ousar e nem de errar. Como eu falei, o caminho rumo ao mais vendido é desconhecido, mas tornar-se autor é uma trajetória.

E para terminar, faça da leitura do seu livro algo que o leitor jamais esquecerá, desperte nele emoções fortes, marque-o a ferro com a sua voz, com a sua intriga, com a sua transformação. E boa sorte, autor. Se você leu até aqui, significa que já tem o ingrediente principal para escrever esse livro incrível: a motivação e a crença de que seu livro veio para marcar os corações.

Quer entrar para a lista de e-mails VIP do Jornal dos Autores?

Escreva seu livro

ou entre no Grupo do WhatsApp do Jornal dos Autores para promover a sua obra:

Um comentário em “Elementos de um livro best-seller

Deixe uma resposta