Por favor me explica qual é a sua sensação ao abrir um livro e se deparar com um texto cheio de erros. Se você é um leitor que se respeite, aquilo provavelmente vai te dar a sensação de que a editora o o autor (pior ainda) está te enganando, te fazendo pagar por um livro ruim. O fato é que um livro assim estraga a experiência da leitura. Sim, autor, a leitura é uma experiência, assim como mais ou menos tudo o que você compra. Nos dias de hoje, não se compra mais um artigo e sim uma experiência. Por isso, autor, revise o seu texto com profissionais da revisão. Uma única vez na sua vida, assuma a sua ignorância e falta de recuo necessário para revisar um texto escrito por você e confie o seu manuscrito nas mãos de gente que entende dessa parte da edição. Autor, respeite o seu leitor, não lhe venda qualquer porcaria e por favor, eu te imploro, autor, revise o seu texto.

O que é a edição?

Essa é a revisão estrutural do seu manuscrito. Ela visa a salientar pontos fortes e a corrigir falhas e pontos fracos do texto no intuito de vender o seu livro, sobretudo se é uma editora que está apostando nele.

O que é a revisão ortográfica?

photo of women using laptops


Comecemos pelo começo. A revisão é uma etapa no processo de edição do seu livro que consiste em fazer a revisão ortográfica do seu texto, em elevar o nível do seu manuscrito do ponto de vista da língua escrita. Creia-me quando eu te digo que você vai se surpreender do quanto não conhece a sua própria língua. A sensação é quando tem um gringo que te pergunta qual a diferença entre vir e voltar. Vai e explica! O português é sua língua sim, mas isso não significa que você a conhece à perfeição. Pode até ser que sim e se for o seu caso, meus parabéns, mas a maioria das pessoas precisa de uma revisão. Outra coisa que acontece é que, porque o autor vai e volta nos seu texto, ele se acostuma, seus olhos se viciam e ele não vê mais os erros que vão desde a ortografia, pontuação é digitação.

Por que eu mesmo não posso revisar o meu texto?

A resposta é simples mas de difícil assimilação para os autores. Acontece que você como criador é incapaz de ver as falhas da sua criação. Um pouco como pais e filhos. Os pais têm a maioria das vezes dificuldades em aceitar que seus filhos não são perfeitos e precisam de algumas correções. Eu mesma demorei muito tempo para entender que precisava de uma equipe de profissionais com quem eu pudesse contar para transformar minhas histórias em livros.

O que a revisão profissional de um livro faz com a sua seriedade como autor?

Eu espero que este artigo tenha explicado um pouquinho doa importância de se ter profissionais do livro quando se almeja a seriedade deste ofício. Até mesmo os grandes autores já consolidados, de nomes importantes precisam desse tipo de profissional simplesmente porque um livro se constrói com várias etapas, ao contrário do que pensam os amadores. Não é a toa que dizemos “a indústria do livro”, porque a coisa toda é uma indústria, uma máquina que funciona com a sinergia de diversas peças juntas. Uma das peças mais importantes é o revisor e o editor. Por isso, engula a sua prepotência. Arrume dinheiro para esse investimento. Autor, revise seu texto! Please!

Para solicitar o serviço de edição, clique aqui.

Torne-se um AUTOR

Um comentário em “Autor, revise o seu texto

Deixe uma resposta