Quando você escreve um livro, o seu pensamento é imortalizado na folha de papel. Quando um leitor lê a sua história, se ela for bem feita e escrita, ela opera uma transformação na pessoa que está lendo. Por esse motivo, transforme o seu leitor em melhor. Escreva histórias que transformam.

Uma escrita a serviço da transformação positiva

Você já ouviu dizer que as suas palavras têm força? Que o que elas exprimem podem matar ou salvar uma pessoa? Eu fiz um artigo sobre o poder das palavras que você pode ler aqui. É muito importante que você tome conta desse poder que suas palavras e suas histórias têm sobre os leitores.

Como escrever histórias que transformam?

Uma das maneiras de escrever histórias que transformam é colocar uma intenção na sua história. E a melhor maneira de se estabelecer uma intenção e um fio condutor para a sua história é fazendo uma premissa. Caso você não saiba o que é, leia aqui um trecho do meu livro Como escrever um livro em 3 meses e descubra o que é uma premissa.

Para fins didáticos, uma premissa é um esqueleto bem enxuto de aproximadamente 500 palavras contendo a coluna vertebral da sua história. Ela é a melhor maneira de entender e estabelecer uma transformação possível e de construir uma intriga narrativa que trabalhe a serviço dessa transformação.

Insista no lado transformativo da sua história

Como dito antes, um leitor que vai tomar o tempo e gastar dinheiro para ler a sua história, busca algo. Aqui vale encarar o seu leitor como um cliente e se perguntar: quê problema ele busca resolver quando ele compra o seu livro? Se for um livro de ficção, ele provavelmente busca uma escapada do mundo real, se for um livro de não-ficção, o leitor tem provavelmente um problema específico que deseja resolver. Seja qual for a natureza do seu problema, ele busca uma solução. Por esse motivo, o seu livro deve trazer essa transformação e contentar o leitor com ela. Quanto maior a transformação, maior o seu impacto no leitor e maior chances de você ser lembrando e associado àquela transformação.

Para receber mais conteúdo sobre como escrever um livro, inscreva-se no Jornal dos Autores.

Torne-se um AUTOR

10 comentários em “Histórias que transformam

Deixe uma resposta