Ai autor, eu não sei o que te dizer agora além de “Continue, persevere e compre uma planta”.
A continuação vai pagar seu investimento num futuro próximo. Isso é matemático. A perseverança vai te fazer crescer. E a planta vai te mostrar, no caminho rumo a essa busca, em que estágio você se encontra.
A natureza
Vou contar uma anedota. Na casa dos meus pais tinha uma pitangueira. Há uns cinco anos, eles receberam um investimento em massa, caído do céu praticamente. Esse investimento permitiu à minha família sair do buraco, investir em um negócio de maneira confortável e a ganhar o seu pão novamente após um período difícil. No momento em que o investimento chegou, a pitangueira começou a dar pitanga. A minha mãe não sabia mais para quem dar a fruta sem parecer o Silvio Santos distribuindo dinheiro.
Nessa ótica, e porque para mim a natureza, apesar do que dizem, é tão exata quanto é inteligente, eu comprei há alguns anos uma violeta. Quieta e tímida quanto ela é, a violeta segue os fluxos invisíveis da minha atividade de autora. Quando a atividade cresce, a violeta cresce e dá folha nova. Quando vai entrar dinheiro, ela floresce. E quando estagna, bem, ela nunca pára de verdade. Eu sei que ela está crescendo por baixo da terra, como a minha atividade.
Vida de autor é perseverança e confiança
Por isso autor, eu quero dizer-lhe que virão dias em que seu KDP não vai mexer de uma vírgula. Você vai se sentir como uma porcariazinha vivendo num planeta muito atrasado para as suas ideias e muito mesquinho para gastar o dinheirinho com teu livro. Pois bem, se executar com humildade o que eu vou te dizer, acho que pode viver melhor estes dias difíceis:
- Não é culpa do leitor se ele não te entende. Caso o projeto seja apenas para você, talvez nem te incomode muito que seu livro não toque corações. Caso escreva com projetos e ambições de ser lido por muita gente, é melhor se recolocar em questão. Pode ser de fato que sua ideia seja por milhares motivos incompreendida do leitor. Não tem problema, no próximo livro você fará melhor.
- Pergunte-se a cada dia o que você pode fazer para atrair mais leitores. Dentre estas ações, você pode: divulgar melhor, estender as suas conexões, criar uma newsletter, profissionalizar o seu livro (dar-lhe aquela capa que ele merece), melhorar o título, baixar o preço dele, re-dinamizar, republicar sob forma de segunda edição… as possibilidades são imensas, mas faça algo. Caso precise de ajuda, é só entrar em contato aqui.
- A dica que nunca falha é: escreva para transformar.

Torne-se um AUTOR
Um comentário em “Vida de autor: continue!”