Assuma a sua verdade! Você é um escritor e quem te disser o contrário que vá começando a colocar a inveja de lado porque você chegou para calar a boca de quem te disser o contrário! Você é um autor. Você publica livros best-sellers. Seus livros vão pra Netflix. Você transforma o seu leitor e o mundo.

Decrete que você é um escritor

Eu nunca vou me esquecer do dia em que eu saí do meu armário profissional e assumi que queria virar escritora. Estava no quarto ano da faculdade pública. Tinha apenas 4 matérias para cursar e o TCC. O diploma estava praticamente na mão.

Tinha me preparado. No ano anterior, tinha tomado aulas de metodologia na Universidade da Sorbonne em Paris para completar o meu TCC o mais rápido possível. E tudo parecia convergir para um triunfo brilhante e início da carreira diplomática para mim. Exceto uma coisa: eu me sentia quebrada por dentro. Minha alma estava chorando.

Decidi numa semana. Larguei a faculdade e apanhei a estrada. Eram 4 horas de viagem de Marília, onde ficava a faculdade pública, até a casa dos meus pais. Ao chegar lá, surpreendi a todos. O meu pai olhou para a minha cara, a minha mãe estava incrédula. Eu podia ler na feição dos dois o desapontamento. “Por que largar a faculdade?”, “Faltam apenas 4 meses…”. Mas a verdade é que aqueles 4 meses teriam matado e me enterrado.

Eu vou para Paris ser escritora!” Respondi. Ou pelo menos o que eu pensei. Não sabia onde ia morar. Não tinha um puto no bolso. Mas o meu visto para a Europa ainda estava válido e eu tinha um desejo.

fashion woman notebook pen
Foto escrevendo

Daí eu entrei no avião e fui, sem ter ideia do que me aguardava.

Descubra o seu propósito

Por que você quer escrever? Para quem? O que é que você quer mudar nesse mundo e por quê? Se você pudesse transformar algo no mundo hoje, o que seria?

Responder a essa pergunta faz parte do descobrir o seu propósito como autor e é uma parte fundamental no seu processo. Vai te ajudar a ficar firme, a enfrentar os momentos difíceis que vão chegar.

As dificuldades

2012, o meu primeiro ano em Paris foi sem sombra de dúvida o pior ano da minha vida. Eu caí no desemprego. Sombrei na loucura. Errei na depressão. Eu tinha entrado com o pé direito e arrumado um emprego com uma escritora francesa e um produtor de cinema. Que mais eu queria? Assim eu pensei. Sabe o que eu fazia? Eu cuidava do bebê deles! Quem se importa? Tudo vale quando se está tentando entrar num meio tão fechado como o da edição e publicação, não é?

Eu tinha tudo o que precisava, um notebook, tempo, mas não tinha a ideia. Pois não para mim. Eu queria escrever. Não trabalhar daquele jeito. E eu lembro que da primeira vez que eu apanhei o meu computador e fui para um café, não tinha ideia do que ia escrever. Tinha algo faltando. Eu ia escrever para quem? O que?

Acontece que eu estava sem propósito de escrita. Estava faltando algo que me moveria, exatamente como o desejo ardente de escrever tinha me movido para longe da zona de conforto, para fora do Brasil, para a Paris de Victor Hugo e de Rousseau.

Para estar certo do sucesso, é preciso ter um propósito, estabelecer um porquê. Para mais informações sobre isso, leia Histórias que transformam e Vida de autor: virar escritor é se transformar.

Organize a sua vida de escritor

Uma vez que você estabeleceu um propósito, é bom colocar em uso um calendário de escrita e organizar a sua vida em torno do que você decretou: que vocé é um escritor. Isso porque a organização em torno desse eixo vai começar a atrair as mudanças para que o seu desejo se concretize.

Entenda a sua dor

Eu demorei para entender que a dor que eu estava sentindo afetava muita gente. E anos depois, eu ia entender que mesmo aquele momento difícil fazia parte do transformar-se naquilo que eu já era: uma escritora. Dessa dor, saiu o meu romance Cidade das Mandalas.

Exatamente como para você. O que você está sentindo, aquela dor mais forte que você tem, é o que você quer transformar no mundo. Mesmo aquela dor, aquele sofrimento, pão da sua alma, crivo afinador do seu espírito, é fundamental no processo de se tornar um escritor.

Crie um calendário para a escrita

Aperfeiçoe a sua técnica e profissionalize-se como escritor

Neste blog, você encontra muitos recursos gratuitos para escrever uma boa história. Abaixo alguns dos artigos mais visitados.

Você é um escritor, e agora?

Comece o trabalho. Você é um escritor, mas o mais difícil começa agora. Escrever o livro, depois promover e vender. Mas eu tenho certeza de que você vai vencer as etapas. E precisando, estamos aqui.

Torne-se um AUTOR

Deixe uma resposta