A presença digital do escritor é uma condição para quem espera fazer algum sucesso e viver dos seus livros. Ela estabelece autoridade, aumenta visibilidade e quando bem-feita, alavanca a carreira do escritor a outros níveis de profissionalismo. O escritor que tem boa presença digital atrai os olhos dos leitores e também das editoras, de caça-talentos, doidos para investir no novo Harry Potter.

person in black long sleeve shirt holding white book

O que é a presença digital do escritor?

A presença digital do escritor, como o nome diz, refere-se à presença do escritor nas plataformas do web. A principal delas é o site, como já dito no blog Website para escritores. Um website permite ao escritor que ele imprima profissionalismo à sua obra, elevando instantaneamente o seu produto e, por conseguinte, a percepção que o leitor tem dele.

Ainda ontem, no grupo do Jornal dos Autores, uma pessoa perguntou sobre uma determinada escritora que tinha sumido do mapa. A pessoa queria saber quando o próximo livro da escritora ia sair. Pensando no que acabei de escrever e no que sempre digo aos escritores, eu orientei a leitora a procurar alguma rede social ou algum site da escritora em questão.

Uma vez mais se confirmou o que eu já tinha comigo: um site é uma ferramenta necessária para todo escritor que deseja ser conhecido, reconhecido e profissionalizado. Ele é a fundação que sustentará a obra de vida do escritor porque permite assentar as bases sobre as quais repousará tal obra. Um site abriga os livros, os textos, a maneira de pensar do escritor e muito mais. Trata-se de um verdadeiro portfólio orgânico do escritor e é função dele atualizar e manter atualizados os seus leitores.

Dicas para obter uma boa presença digital

Quem já me segue, deve ter lido o artigo sobre Redes sociais para escritores no qual eu cito a escritora e blogueira Anaïs Weibel, dona do blog Viver de livros, em língua francesa. Para obter uma boa presença digital, é necessário que um conjunto de circunstâncias se reúna. Por exemplo, para que eu enfim tivesse sucesso com blogs, tive que fazer três tentativas. Eu tive que insistir, estabelecer um conceito, criar uma marca e persistir. Uma vez que o meu blog tinha começado, eu comecei a aplicar o triângulo do blog bem-sucedido que eu mesma criei. Ou seja, para conseguir no mundo digital ( e isso vale para qualquer plataforma), o criador de conteúdos literários deve:

  • Ser consistente,
  • Ser persistente e
  • Ser presente.

Ser consistente

Significa que você deve publicar seus conteúdos de maneira constante para criar um hábito de leitura dos conteúdos de sua autoria nos seus leitores. Por exemplo, neste blog, eu comecei escrevendo um artigo por semana. Com o passar do tempo, comecei a pontuar cada vez mais alto nos mecanismos de pesquisa como Google e Bing e a receber mais e mais feedback que eu aumentei a cadência de publicação. Por esse motivo, eu cheguei aos quatro artigos por semana. Esse é um ciclo que você não pode quebrar, uma vez que a rede social sofre muito quando você deixa de produzir. Os seus leitores esquecem de você, a não ser que você já tenha um nome forte e estabelecido.

Ser persistente

Essa é a chave para quem quer conseguir qualquer coisa na vida. Com a carreira de escritor é a mesma coisa: é preciso persistir.

Gosto de associar a construção da carreira de autor com a construção de um edifício, feita tijolo por tijolo. É preciso cimentar, rebocar, por vezes quebrar tudo e refazer; foi o caso dos meus dois primeiros blogs. É preciso ter clara na cabeça a imagem do edifício uma vez pronto, sabendo que apenas o tempo trará o projeto a cabo.

brick workers at construction site

Ser presente

Como o nome diz, para aumentar ou ter uma boa presença digital é preciso ser presente. Isso significa responder os comentários, estimular e nutrir a conexão que o leitor busca mesmo sem saber com aquele que escreveu o livro que lhe abriu tanto os olhos. Também significa enfrentar as críticas negativas e rebatê-las com habilidade de maneira a criar um ecossistema saudável para o seu desenvolvimento como escritor.

Caso você tenha gostado do conteúdo e queira receber mais conteúdo gratuito, inscreva-se no Jornal dos Autores, através do link abaixo e receba gratuitamente o e-book Como escrever um livro em 3 meses.

Escreva seu livro

3 comentários em “Presença digital do escritor

Deixe uma resposta