Como eu explico no e-book Como escrever um livro em 3 meses, todas as manhãs, antes de começar a escrever, eu faço uma série de exercícios de yoga chamada saudações ao sol. Que seja com exercício ou com uma taça de café, se o escritor quiser cultivar o hábito da escrita, eu sugiro que crie um ritual para começar a escrever bem.

Acontece que o ritual cria uma rotina. E o cérebro do escritor aprecia muito rotinas. A rotina permite educar o cérebro e o raciocínio lógico do escritor, que ele usará para desenvolver eventos e criar personagens.

Faça o seu ritual de escrita durante um mês inteiro, sem pular finais de semana e você verá como sentar a bunda na cadeira e produzir histórias ficará mais fácil.

Mas que rituais você pode começar a fazer para criar o seu hábito de leitura? Continue lendo que eu já te falo.

Por que um ritual para escrever?

Como dito acima, o ritual ajuda a criar uma rotina além de dar um certo sentido e propósito ao ato de escrever. Se você segue o blog há algum tempo, sabe como eu falo da importância de se ter um propósito no ato da escrita. Se uma pessoa deseja escrever um bom livro, ela deve fazê-lo pensando no propósito de transformação do livro. Ou seja: como o leitor se transformará após a leitura do livro? Para mais informações, leia o artigo Histórias que transformam.

Além disso, o ritual treina o cérebro do escritor contra os bloqueios criativos. No final das contas, criar um ritual de escrita também serve para evitar essas ciladas. Dica de profissional: quando a imaginação falhar, tente instalar um ritual todos os dias que permita o seu cérerbro associar uma determinada atividade com a escrita.

Descobri, por exemplo, que quando começo o meu dia com movimento dos exercícios de yoga, a escrita flui mais rápido. Como se o fato de exercitar o corpo fosse também um exercício para a mente. Até mesmo Sephen King disse que ele nunca deixa de andar os seus seis kilômetros diários.

Que rituais você pode fazer?

Ok, ok, mas que rituais ajudam a gente a escrever bem?

Existem uma série de rituais que você pode fazer para começar a escrever. Aqui vão algumas ideias:

  • Beber uma xícara de café ou de chá;
  • Meditar
  • Correr ou caminhar ao redor do seu quarteirão
  • Fazer ioga
  • Dar um abraço no seu bichinho de estimação
  • Entre outros

Como eu falei, o ritual faz com que o seu cérebro associe uma certa atividade ao ato da escrita. Ele vai ficar mais acostumado, apresentar menor resistência e enviar as ideias naquele momento, logo após o ritual de escrita terminar. Dessa maneira, o ritual ajuda a combater a síndrome da página branca, ou os bloqueios criativos. Isso porque ele treina o cérebro a mandar as ideias naquele momento, quando você começa o ritual. Um ritual permite escrever bem porque ele começa o aquecimento cerebral do autor.

O que é escrever bem?

Ninguém sabe realmente o que é escrever, e ainda menos o que qualifica um texto de bom ou não. Um texto é acima de tudo algo pessoal, com significado profundo para o autor e que pode ou não tocar um leitor. Na minha concepção, um livro bom pode ou não tocar o leitor, mas um livro que vende deve tocar o leitor profundamente.


Vá mais longe!

Ou clique no botão e inscreva-se na lista VIP do Jornal dos Autores para tornar-se um autor e receber conselhos por e-mail.

Escreva seu livro

Deixe uma resposta