Está pensando em escrever um livro? Já começou a escrever e se deu conta de que tem um trabalho de Hércules pela frente? Neste artigo, você vai aprender um pouco sobre o planejamento para escrever um livro. Digo um pouco porque nada substitui a experiência, e todos os autores começam a sua jornada com “um pouco”.
Dica de profissional
Aliás, comecemos dizendo que todo autor experiente sabe que o planejamento para escrever um livro é a chave para o sucesso. Todos os escritores que conheceram e conhecem sucesso na carreira tinham pelo menos uma ideia do que iriam escrever, do tempo que queriam gastar escrevendo este livro e qual era a sua intenção para aquela história. Assim, estas três perguntas são fundamentais quando do planejamento para escrever um livro: sobre o quê escrever, quanto tempo é preciso para escrever um livro e qual é a minha intenção para ele?
E, dentro do seu planejamento, a primeira questão que você tem que se fazer é a seguinte: Qual é a minha intenção com esse livro? Para melhor entender essa questão, você pode se referir aos artigos abaixo:
Primeiro, deve-se estabelecer uma intenção é entender que aquilo que você vai escrever tocará fundo o seu leitor, transformando-o de alguma maneira. Um bom livro transforma o leitor. Desta amneira, o seu “sobre o que escrever” deve estar intimamente conectado com a sua intenção para a escrita do livro.
Em seguida, você deve estabelecer o gênero no qual quer contar a sua história e em quanto tempo quer contá-la, ou seja, em quantas palavras. Para dar uma ideia, um manuscrito médio de 250 páginas tem em média de 70 a 80 mil palavras.
Tipos de escritores
Existem dois tipos de autores: o escritor que se lança no escuro, sem saber direito para onde deve ir, o que deve escrever e o escritor que trabalha com planejamento, o chamado arquiteto narrativo, que planeja bem a intriga antes de escrever. Em linguagem narrativa, esse último chama-se: Plotter.
No vídeo abaixo, eu falo em detalhe sobre cada tipo de escritor. Ademais, você pode aprender como melhor planejar os seus livros para não enfrentar dificuldades na hora de escrever.
Atualmente, existe uma ferramenta de inteligência artificial que pode ajudar tanto o plotter quanto o escavador na sua jornada de escrita criativa: o ChatGPT. Aprenda mais sobre o uso desta tecnologia nos artigos Planejamento: Escrever um Livro com ChatGPT.
Você também pode visitar os artigos seguintes:
- Planejamento sobre como escrever um ebook
- Técnica para planejar um livro
- Planejamento para escritores
Ou se quiser receber mais conteúdo gratuito e personalizado por e-mail, inscreva-se no Jornal dos Autores clicando no botão abaixo.

Escreva seu livro
Ou entre no grupo do WhatsApp para divulgar suas obras gratuitamente.
Um comentário em “Planejamento para escrever um livro”