Quando eu comecei a escrever um livro, tinha aquela vozinha que me falava sobre a importância de planejá-lo primeiro. Como eu não tinha ideia de como fazê-lo, lancei-me nessa empresa no escuro e o resultado teria sido catastrófico se eu não tivesse fé e convicção naquilo que eu estava fazendo. A primeira edição do Cidade das Mandalas, o carro-chefe da minha carreira de autora, saiu em 6 anos. Mas precisa durar todo esse tempo? A minha experiência diz que não e é por isso que aqui eu vou compartilhar uma técnica para planejar um livro num nada de tempo.

Por que planejar um livro?

close up photo of yearly planner beside a pen
planejamento de livros

Essa questão, ainda que válida, não permeia a cabeça dos novos autores que não receberam a educação necessária neste assunto. De fato, muitos se lançam sem saber direito o que os aguarda ao iniciar a empresa de redação de um livro e criação de um legado para as pessoas. Assim, fica aqui a primeira lição se quiser escrever um bom livro: ele é um legado que você deixa. Caso ele seja bem aceito pelos leitores, o seu livro faz parte da sua herança para o mundo e que você constrói pouco a pouco para transformar as pessoas. Caso se interesse, leia Histórias que transformam. Mas tirando isso, é importante planejar por dois motivos práticos:

  1. Para melhor alinhar a sua história
  2. Para guardar o momento de criação e a sua própria motivação

1. Como alinhar a história

Eu tenho um artigo inteiro sobre o assunto, caso você se interesse, é esse aqui: Como alinhar e dramatizar a história. Mas para efeitos didáticos, eu colocarei um trecho aqui para você:


Alinhar a sua história significa deixá-la sem um fio fora do lugar. Significa trabalhar no nível da trama e da intriga, desenvolver os personagens, entrar sob suas peles e dentro dos seus corpos e começar a pensar como eles pensariam porque eles existem dentro de você. Por isso, aqui vai a primeira dica para alinhar bem a sua história: criar uma história que exista.

Como alinhar e dramatizar a história, Nayara Lemes

2. Guardar o momento da história

Esta é uma dica de profissional para todos os artistas iniciantes. A criação é uma questão de momentum. Caso queira ler mais sobre isso, eu deixo o artigo-fonte que eu escrevi aqui, onde eu explico a noção física da palavra momentum, diferente de momento, e porque ela é importante (trata-se de um princípio físico). Para fins didáticos, aqui vai um trecho:


Esta é a minha dica de profissional para os escritores: saber identificar o momentum e usar dele para produzir. Do ponto de vista da escrita e das artes em geral, o momentum é aquele instante preciso onde o artista escolhe de dar início à sua criação. Para o escritor é o instante preciso em que ele coloca a primeira palavra o papel. É importante saber que esse instante monopoliza a maior quantidade de energia possível; trata-se de uma lei física que se o escritor souber usar, será capaz de escrever um texto com menor esforço possível.

Dica de profissional para escritores, Nayara Lemes

Em quanto tempo posso fazer isso?

O planejamento é mais fácil falado do que feito, mas se eu posso me permitir, o processo se facilita com o tempo. Se você souber usar as ferramentas à sua disposição, poderá ganhar um tempo precioso e por isso que eu estou aqui. Neste blog, eu partilho não apenas as minhas dicas mas também os macetes de escritores profissionais para ajudar você, autor, a chegar lá. O caminho não é fácil e se fosse, todos já tinham chegado!

Por isso, para responder à sua pergunta: de quanto tempo precisamos para planejar um livro? A resposta varia dependendo do grau de experiência do autor e do desenvolvimento da história. O primeiro está no seu poder e no seu controle. O segundo não. Mas não se descabele! Concentre-se em desenvolver a sua história da melhor maneira que você puder antes de começar a redação. O fato de conhecer perfeitamente os personagens, a intriga e aonde você quer chegar (o que você só consegue tendo frente aos seus olhos uma história perfeitamente desenvolvida) eliminará grande parte dos seus bloqueios criativos.

Técnica para planejar um livro

Eu acabei de colocar um vídeo novo para você sobre o assunto onde eu falarei de uma técnica para planejar o livro rapidamente.

Quer receber o e-book Como escrever um livro em 3 meses, best-seller na categoria de manuais de edição gratuitamente? ? Inscreva-se aqui.

Torne-se um AUTOR

2 comentários em “Técnica para planejar um livro

Deixe uma resposta