Deixa eu te contar uma coisa: um verdadeiro escritor, que escreve textos que tocam o coração, sabe aproveitar uma coisa chamada momentum. E essa é a dica profissional para escritores que eu vou dar hoje: aproveite do momentum em que a ideia bater na sua porta. Mas o meu artigo contém mais de uma dica de profissional para escritores.

O que é o momento da escrita?

Já te aconteceu de estar no chuveiro, só a influência daqueles íons negativos e positivos e ter a ideia de gênio? Ou estar dirigindo o carro e quase ter um acidente porque via uma cena ali na sua frente, tão real, tão concreta que você quase bate o carro? Pois bem, autor, eu posso dizer que você foi tocado pelo divino, ou melhor, que foi adentrado pelo divino.

Foi uma ideia que entrou na sua cabeça e para aqueles que tanto sonharam em ter o seu livro publicado mas que nunca se atreveram por falta de uma ideia, bem, pois aí está! Você pode começar a escrever.

Mas o mais difícil, o seu verdadeiro trabalho começou agora. Porque para escrever, você deve entender que criar é uma questão de momentum e se você não “apanhar esse momento” pelo culote e começar a colocar aquelas palavras no papel, vai ficar difícil. A sua ideia sairá deformada.

Momentum é diferente de momento?

Acontece que a escrita é uma questão de momentum. E o que é esse famoso momentum? Trata-se de um termo que designa “um movimento de massa”, usado mais nas ciências matemáticas e no esporte para designar aquele preciso instante em que existe movimento.

“É importante saber que esse instante monopoliza a maior quantidade de energia possível; trata-se de uma lei física que se o escritor souber usar, será capaz de escrever um texto com menor esforço possível.”

Esta é a minha dica de profissional para os escritores: saber identificar o momentum e usar dele para produzir. Do ponto de vista da escrita e das artes em geral, o momentum é aquele instante preciso onde o artista escolhe de dar início à sua criação. Para o escritor é o instante preciso em que ele coloca a primeira palavra o papel. É importante saber que esse instante monopoliza a maior quantidade de energia possível; trata-se de uma lei física que se o escritor souber usar, será capaz de escrever um texto com menor esforço possível.

Posto que em escrita, adoramos a comparação do escrever com o parir de uma criança, podemos dizer que o momentum do nascimento é aquele em que a bolsa d’água se rompe e inicia-se o momento do parto. Com a exceção da dor física, o momento da escrita tem por objetivo facilitar a atividade de criação. Cabe ao escritor reconhecê-lo e tirar dele o maior proveito. E aqui vem outra dica de profissional para escritores.

Dica de profissional para escritores: reconhecer o momento da escrita

Acho que essa questão se responde por si só; o escritor sabe bem quando chegou a sua hora. Mas existem alguns sinais que podemos identificar que é hora de se colocar ao trabalho:
1) Você é atingido por uma história, literalmente. É como se alguém apanhasse um bastão e o largasse na sua cabeça. O impacto é tão grande que você o sente no seu corpo físico.
2) Você sabe que aquela ideia tem potencial, só precisa descobrir um ângulo de ataque para que a escrita fique no seu potencial mais alto e
3) Você acorda do nada e vai direto para o computador (sim, o momento da escrita é um processo natural, ninguém precisa forçar.)

clear light bulb

Dica de profissional para escritores: transformar este momentum de escrita em hábito

Enquanto o momentum da escrita é algo que acontece naturalmente, a sua transformação em hábito não o é. Não somente ela é forçada, mas também pode ser dolorosa. E não tem outro jeito além da persistência, do trabalho árduo e compenetrado. Mas existem algumas técnicas que o escritor pode usar para estabelecer o hábito e criar o momentum.

  • Permaneça atento a quando você é atingido pelas ideias. Quando tiver uma ideia de gênio, anote em que momento, em que circunstâncias bem como em que você estava pensando.
  • Um exame destas anotações vai nos ajudar a criar um modelo.
  • Anote também neste caderno os problemas que você identifica e que gostaria de resolver com o seu livro. a reflexão sobre estes problemas e suas possíveis soluções vai imprimir profundidade à sua história e à sua escrita em geral.
  • Motive e nutra a aparição do momentum e vá escrever quando ele estiver lá.
  • Enfim, previna-se contra aqueles momentos em que o momentum bater na porta e você não tem uma folha de papel para anotar a ideia.

Visando ajudar os autores a estabelecer um hábito e criar um momentum de escrita, eu criei o desafio de 28 dias para colocar a sua ideia no papel.

Caso você quiser fazer da escrita um hábito, você pode ler o artigo “A escrita é questão de hábito”.

Escreva seu livro

Um comentário em “Dica de profissional para escritores

Deixe uma resposta