A pergunta que sempre me fazem é a seguinte: é preciso estudar para ser escritor? Qual é a melhor graduação se eu quiser ser escritor no futuro? Ao ouvir isso, a minha primeira reação é explicar que numa profissão onde você convém informações reais ou fictícias aos seus leitores, estudar é A Condição sine qua non. Sendo assim, estudar é imprescindível ao bom sucesso como escritor. Entretanto, a questão permanece válida, uma vez que nenhuma faculdade que eu conheça ofereça um curso de graduação chamado “Escrita”.

A única solução oferecida é o curso de Letras que não é adaptado à profissão e acaba por confundir o candidato com especializações em outras línguas. Além disso, o curso por si de Letras não cobre as capacidades que um bom escritor deve desenvolver para se sair bem nesse meio. Como fazer então? Escritor, sem pânico.

O que estudar para ser escritor

alphabet blur books close up
estudar para ser escritor

Na Universidade da Sorbonne em Paris, onde eu fiz a licenciatura e mestrado em Letras, existia uma especialização em escrita criativa. Apesar de, naquele momento, eu já escrever o meu livro Cidade das Mandalas, escolhi um tema que me fazia vibrar o coração: a Idade Média. Eu queria ler As brumas de Avalon, Tristão e Isolda em sua versão original, Percival ou O conto do Graal na língua no qual ele foi escrito…

Foi assim que eu voluntariamente me distanciei de assuntos mais técnicos que naquela época eu não estimava precisar para conseguir sucesso com a carreira de escritor. O meu raciocínio era mais o seguinte: escrevendo um bom livro, sobre algo que me faça vibrar e o meu caminho se abrirá sozinho. Naquele momento eu cometi um erro de julgamento que me custou anos de trabalho: eu subestimei o poder da técnica da escrita, o valor de saber criar uma boa cena, de estabelecer um ritmo para a história, de criar atos orgânicos…

Entretanto, eu não me arrependo. O curso de Letras com especialização em Literatura Medieval foi algo que me fez sorrir o tempo todo. Eu estudei o assunto que eu mais gosto no mundo: a magia. E mesmo se a mensagem que eu veiculo em meus livros e neste blog sofreu algumas alterações, o fundo mágico permanece o mesmo. Associada ao ioga, ao despertar do espírito, a mensagem permanece a mesma: encontrar a magia em si mesmo.

O que quero dizer com isso é: não creio que faculdade alguma vai te ensinar o que você de fato precisa saber sobre a profissão de escritor a não ser que você entre n’água e comece a se molhar. A pesquisa rápida que eu fiz para escrever este artigo não reflete o oferecimento dessa especialização nas faculdades brasileiras.

O meu conselho é nesse caso que o escritor estude algo por paixão e pelo amor de aprender mais sobre determinado assunto e depois que ele faça desse assunto a sua mensagem de predileção e transformação em seus livros. Apenas escrevendo sobre algo que aquece o coração é que o escritor consegue operar transformações em seu leitor. A transformação é, como eu sempre escrevo em meus artigos, a pré-condição para uma boa obra, uma boa história. Leia mais sobre isso nos artigos Técnica para planejar um livro, Histórias que transformam e Como alinhar e dramatizar a história.

Coisas importantes a se saber quando você quer ser escritor

Como dito acima, existem algumas competências que o escritor contemporâneo deve desenvolver, querendo ou não.

A lista que eu fiz não é exaustiva e pode ser enriquecida.

Se você deseja fazer como eu e viver de livros, eu aconselho que crie a sua própria empresa. Neste caso, conhecimentos sobre gestão empresarial são bem-vindos. Aliás, na categoria, você será levado a trabalhar com gente que vai produzir os seus livros e por isso é fundamental que você saiba um pouco sobre comunicação e trabalho com freelancers.

Presentes para escrever um livro em pouco tempo

Acho que você compreendeu que criar um livro não é fácil e esta deve ser a sua paixão, caso você se lance. Eu deixo alguns links que podem ser úteis na sua empreitada. Caso você queira receber mais dicas de qualidade e um acompanhamento personalizado, é só se inscrever no Jornal dos Autores através do botão abaixo.

Escreva seu livro

Deixe uma resposta