Queridos leitores, no artigo de hoje, vou compartilhar algumas dicas para escrever um livro. As dicas que dou aqui estão mastigadas e digeríveis e eu as aprendi da maneira difícil, ao longo da minha jornada como escritora, que começou em 2011. Porque, autor, para escrever um livro, é necessário mais do que uma paixão; é preciso um compromisso profundo com a arte da narrativa e com quem você é. Hoje, quero dividir três dicas infalíveis que moldaram minha abordagem para transformar palavras em histórias envolventes. Estas dicas para escrever um livro falam sobre o fato de escrever mas também como escrever de maneira sustentável.

Dica 1: Profissionalize-se para escrever um livro

Profissionalizar-se como escritor é um passo essencial para os autores que desejam levar suas carreiras literárias a um outro patamar mais elevado de qualidade. Eu diria mesmo que é um rito de passagem para todos os escritores que desejam ser levados a sério. Falo isso por experiência própria, simplesmente porque estimo que a minha carreira literária iniciou apenas quando eu comecei a me profissionalizar. O impacto desta decisão foi para mim tão grande que eu comecei um blog (este blog) para ajudar outros autores. Para mais informações, você pode ler os artigos seguintes:

A isso equivale dizer que iniciar uma jornada literária requer mais do que inspiração porque profissionalizar-se é a base que diferencia um escritor apaixonado de um autor comprometido com a excelência.

Dica 2: Para escrever um livro, Busque o que Outros Autores Não Buscam

O mundo da escrita é vasto, fechado e, por isso, difícil de entrar (não estou mentindo, autor). Para se destacar, é preciso buscar o extraordinário no ordinário, fazer o seu próprio caldo, le faire à sa sauce, como se diz em francês. Isso fazemos através de uma boa história, uma boa reflexão e uma voz própria.

Não se desespere, escritor. Você pode acessar muito conteúdo neste blog que eu construí não apenas usando a minha experiência de mais de dez anos mas o meu contato com outros escritores internacionais e com os melhores profissionais do mercado literário.

Vamos explorar como encontrar inspiração em lugares inusitados, desenvolver um estilo único e desafiar-se a abordar temas que muitas vezes são negligenciados pelos outros.

escreva uma boa história

Uma das maneiras, como eu disse é escrever uma boa história. Como diria James McSill, mentor literário, toda história é boa quando bem contada. E para se contar uma boa história, autor, é preciso melhorar a sua escrita, melhorar sua técnica e, sobretudo, se profissionalizar.

Uma boa reflexão

No meu livro Como escrever um livro em 3 meses, clássico e best-seller na Amazon Brasil, eu dou um método completo para se escrever um livro em 3 meses. Uma parte deste método inclui como escrever uma boa premissa literária de maneira a gerar uma transformação positiva tanto no seu personagem quanto no seu leitor. Somente através da premissa literária é que podemos escrever um livro de impacto e causar uma boa reflexão no seu leitor, algo que o faça se lembrar de você e do seu livro.

encontre a sua voz

Por fim, autor, queria falar com você sobre encontrar a sua voz. Existem técnicas para suscitar a sua voz, mas a maneira mais natural e intuitiva de fazê-lo é simplesmente começar a escrever e sentir. Uma dica de profissional se você não souber por onde começar, escolha um autor de quem goste e escreva o que você quer usando o estilo deste escritor, apenas para começar. Veja bem, o intuito do exercício não é copiar a voz do autor, é se espelhar dele para a partir daí criar a sua própria voz, se ela não sair naturalmente quando você escrever.

Dica 3: Pratique Esportes para Aumentar a Criatividade

A terceira dica eu aprendi na marra e através de uma experiência um pouco difícil, sobre a qual eu falo em muitos artigos neste blog. Ela também pode parecer fora do comum, mas acreditem, é uma dica que funciona e que autores como Stephen King e Dan Brown validam. A prática regular de esportes faz aumentar a criatividade e cuidar do corpo. Ela não apenas beneficia o corpo, mas também é um impulso crucial para a criatividade e, portanto, para escrever um livro.

No meu caso, eu uso o yoga e as escapadas na floresta aqui perto de casa. Sobretudo agora que o inverno está batendo na porta, pode ter certeza de que eu vou aproveitar muito da neve. Aqui tem uma foto tirada lá em Namur, na parte da Bélgica que se fala francês.

Por que você também não tenta para começar a descobrir como uma mente saudável e ativa pode levar a surtos criativos surpreendentes?

Para ler mais a este respeito, os artigos seguintes podem te interessar:

Se você gostou deste artigo, dá uma conferida no vídeo que eu fiz e me diz o que achou.

Espero que essas dicas iluminem o caminho de cada aspirante a autor para escrever um livro. Vamos juntos explorar as facetas fascinantes da escrita e transformar suas ideias em histórias inesquecíveis. Boa leitura e boa escrita! 📖✨

Escreva seu livro

Deixe uma resposta