Escrever um livro é um sonho para muitos, mas transformá-lo em realidade pode parecer uma tarefa assustadora. Neste artigo, vamos explorar como escrever um livro e publicar na Amazon de maneira totalmente independente. Desde o planejamento inicial até a utilização das redes sociais para escritores e a publicação na plataforma da Amazon, você encontrará um guia completo para começar a publicar seus livros e deixar o seu legado para o mundo.

Planejamento para Escrever um Livro: A Base do Sucesso


Antes de iniciar a escrita do livro, é essencial estabelecer um planejamento sólido que leve em conta as suas capacidades e competências como autor mas também que escute o seu corpo e a sua saúde. Através de uma pesquisa de marketing rápida e de uma sondagem do seu público e dos seus leitores, defina o gênero, a temática e o público-alvo do seu livro.

Dedique também algum tempo para criar um esboço da trama, desenvolver os personagens e estabeleça uma estrutura para os capítulos. Enfim, crie um esqueleto articulado em torno de uma premissa universal. Para entender o que é tudo isso, eu te convido a ler os artigos: O que é a premissa de uma história?, Planejamento para escritores e Como alinhar e dramatizar a história. Não perca a leitura porque estes artigos foram compilados após um ano de pesquisa em bibliotecas e mídias internacionais da França e da Bélgica, dois países conhecidos pela riqueza literária.

Uma vez o planejamento para escrever o seu livro concluído, é hora de se dedicar à redação e posteriormente à publicação na Amazon. Com relação à redação, eu tenho muitos recursos neste blog para ajudá-lo ao longo do processo. Eu quero desde já te oferecer um presente: o meu e-Book best-seller na Amazon Brasil Como escrever um livro em 3 meses. Para recebê-lo gratuitamente no seu e-mail, é só clicar no botão abaixo.

Escreva seu livro

Planejamento para escritores

Como Publicar um Livro Independente na Amazon: O Passo a Passo


A Amazon oferece uma plataforma acessível e popular para publicar livros independentes. Tal plataforma é chamada KDP, ou Kindle Direct Publishing e é exclusivamente dedicada aos autores e às pessoas que desejam publicar um livro através do Kindle.

Abaixo, segue um guia passo a passo para publicar.

  1. Prepare o seu livro: Garanta que seu livro esteja revisado e editado profissionalmente. Formate-o de acordo com as diretrizes da Amazon para uma experiência de leitura ideal.
  2. Crie uma conta na Amazon KDP: Acesse a plataforma Kindle Direct Publishing (KDP) e crie uma conta gratuita.
  3. Configure seu livro: Adicione detalhes como título, descrição, palavras-chave relevantes e categoria. Faça o upload da capa e do conteúdo do livro no formato adequado.
  4. Determine o preço e a distribuição: Defina o preço do seu livro e escolha as opções de distribuição, como o programa KDP Select (opcional).
  5. Utilize a ferramenta de marketing da Amazon: Aproveite as opções de promoção e publicidade oferecidas pela Amazon para aumentar a visibilidade do seu livro.
  6. Lançamento e divulgação: Anuncie o lançamento do seu livro nas redes sociais e envolva a sua comunidade de leitores para gerar entusiasmo e alcançar novos leitores.

É claro que a Amazon não é a única plataforma de publicação para autores. Existem outras, sobre as quais você pode ler aqui: As plataformas de publicação para o autor independente

O processo de publicação em si é muito simples; a vida do autor começa mesmo a se complicar a partir do momento em que ele deve vender os livros e tentar ganhar dinheiro com venda de livros no Brasil, especialmente. Por esse motivo, o nosso blog vai buscar a maior quantidade de informações para ajudá-lo nesse processo. Eu digo que o escritor deve ser também vendedor. Isso porque caso ele não faça um marketing do seu livro, vender livros pela internet fico complicado.

Atualmente, a melhor maneira de fazer marketing dos livros é através das redes sociais e para uma comunidade de leitores que apreciam o seu livro.

Redes Sociais para Escritores: Conecte-se e Divulgue

Eu gosto da palavra “conectar-se” porque é exatamente o que o autor precisa para efetuar a venda. Sabendo disso, atualmente a melhor maneira de se conectar com o leitor é através das redes sociais. De fato, estas são um recurso valioso para escritores durante o processo de escrita e publicação de um livro.

No início, eu achava essa interação penosa e difícil e eu imagino que para muitos escritores ela o seja, mesmo. O meu conselho pessoal é: escolha a rede que mais tem a ver com você e com a sua personalidade sem se forçar a gostar de algo. Quanto mais natural essa interação for para você, mais fácil será divulgar o seu livro.

Assim, para encontrar a melhor opção, participe de grupos de escritores, interaja com leitores e acompanhe outros autores para trocar experiências e encontrar inspiração. Seja leve e não se force. É a interação espontânea e agradável que tecerá boas conexões. Preocupe-se primeiro em criar um ambiente agradável e depois trabalhe nos detalhes como “metadados”, “conteúdo SEO” e os aspectos mais técnicos. Construir uma base de leitores é como escreve rum livro: a primeira versão se faz com o coração e a segunda com a razão. Por isso deixe as redes sociais te ajudarem a impulsionar o seu livro e expandir sua rede de contatos, mas não se torne escravo delas.

Para mais informações, leia:


Saber como escrever um livro e publicar na Amazon é um processo emocionante que requer planejamento, dedicação e estratégia. Ao combinar um planejamento cuidadoso, a utilização das redes sociais para escritores e a plataforma de publicação da Amazon, você estará bem encaminhado para alcançar seu objetivo de tornar seu livro disponível para leitores de todo o mundo.

Deixe uma resposta