Quer começar a divulgar e fazer o marketing de livros para vender mais e não sabe exatamente por onde começar? A minha dica para você é: comece um blog e uma lista de e-mails. Isso porque um blog vai te lançar no mundo e uma lista de e-mails vai te ajudar a estabelecer um contato com os seus leitores. Quer vender mais livros e fazer com que todos conheçam o seu nome? Este artigo “Blog e redes sociais para escritores” vai te ajudar a entender melhor o cenário do marketing literário e porque o blog é uma importante rede social para escritores.
Blog é uma rede social?
Blog é coisa antiga. Fato. A glória do blog data dos anos 2000. Acontece que igual remédio antigo, o blog é eficiente e as pessoas não param de apelar para ele quando as coisas não vão tão bem nas outras redes sociais. Foi o meu caso ao testar todas as outras redes sociais sem encontrar uma forma de expressão que me conviesse. E o que eu descobri foi uma ferramenta poderosíssima, uma rede social para escritores que conexão com leitores e estabelecer autoridade para todos aqueles que desejam escrever um livro ou virar escritores.
O Leone, do Blog Vox Leone (que eu aliás super recomendo pelo conteúdo de qualidade e material reflexivo e profundo), resumiu perfeitamente o sentimento de um blogueiro: “Só quem bloga tem essa felicidade.” De fato, existe uma faceta oculta em escrever para blogs que deixam o texto e o conteúdo pessoal. Apenas quem bloga sabe.
Acontece que o blog é uma rede social para escritores, ao contrário do que muita gente pensa. Se você usar o WordPress, por exemplo, vai perceber que o modo de funcionamento do site ilustra o que eu digo. O site é construído para favorisar a interação. Aliás, o próprio crescimento na “bloguesfera” (universo do blog) no seio do WordPress aumenta consideravelmente a partir do seu engajamento com outros conteúdos.
Eu também demorei algum tempo para entender como funciona o blog e a lista de e-mails. Apenas conversando e interagindo com outras pessoas é que eu pude de fato compreender. A grande diferença é a seguinte: o blog é uma rede social perfeitamente adaptada para quem quer escrever com a vantagem de um alcance maior do que o do Wattpad, por exemplo. O blog é a rede social para escritores. Isso porque para ler um conteúdo de blog você só precisa digitar no Google o que quer e o conteúdo é aberto. Diferente do IG, do Facebook e até mesmo do FanFiction, é preciso ter um perfil. Além disso, nas redes sociais para escritores normais, o espaço é submetido às regras do site. Se o Facebook considera que você diz é ruim, ele pode chegar a banir o seu conteúdo.
Agora eu pergunto: que melhor maneira de mostrar o seu trabalho à toda gente do que quando se escreve um artigo de blog aberto para quem quiser ler? Que melhor maneira de soltar a voz que com um blog que é seu? E ainda mais: quando um escritor escreve um blog (com domínio próprio e endereço de e-mail), ele não apenas desfruta da liberdade de escrever num espaço próprio, onde o autor próprio faz as regras como se mostra profissional justamente por ter um espaço próprio. Para mais informações, você pode ler os artigos Técnica de marketing simples para escritores e Como criar uma comunidade engajada para escritores.
Por que usar um blog para escritores?

Há algum tempo, num dos grupos do WhatsApp, um rapaz falou comigo a respeito de blog ser uma rede ultrapassada e de pouco alcance, portanto ineficaz. Eu vou escrever por aqui porque eu discordo disso e porque eu acho que um autor que se leva a sério deve usar um blog ou um website para fazer o marketing dos seus livros e estabelecer a sua autoridade de escritor.
Blog: um exemplo da sua escrita
Acontece que um artigo de blog é um exemplo da sua escrita. Quando você escreve conversando com o seu público, com a sua audiência, esta cria conexão com você. Por esse motivo, a audiência escolhe permanecer ou não na sua esfera de influência e conteúdo. Se você souber fazer direitinho, dará à audiência mais chances de engajar com você. Nutrindo o engajamento, em pouco tempo pode criar o que chamamos de comunidade literária, feita de gente que se autoseleciona e escolhe permanecer com você. Quer leitor melhor do que aquele que escolhe ler seu material? Quer leitor melhor do que aquele que entra em contato com você espontaneamente para cobrar a segunda parte do seu romance? Quando você fizer o pré-lançamento, adivinha quem vai ser o primeiro da fila esperando o livro?
Blog: um conteúdo perene
Só que tem mais, diferente do Instagram para escritores ou do Facebook para escritores, um blog bem posicionado, gera visualizações durante anos. O seu trabalho é recompensado durante anos. Vou dar um exemplo: o meu irmão é influencer no Youtube. Ele tem um canal de motocicletas. O primeiro vídeo que ele postou foi tão bem-feito do ponto de vista do SEO (Search Engine Optimization) que gerou mais de 100k de visualizações no primeiro dia que o vídeo foi ao ar. A inteligência artificial do Youtube reconheceu imediatamente que este era um conteúdo engajador e, por esse motivo, continuou a trabalhar pelo canal do meu irmão, colocando o conteúdo dele em primeiro lugar para as pessoas verem. Com um blog é igual: se você posicionar bem um artigo de blog no mecanismo de pesquisa da internet, os visitantes do seu blog chegarão sem esforço nenhum da sua parte. A sua exposição como escritor multiplica.
Está farto do Wattpad, do FanFiction e de outras redes de escrita? Crie uma sua, na qual você é livre para falar o que bem entende, na qual você faz as suas próprias regras. O blog é o legado do escritor, a obra que ele cria, a vitrine do seu trabalho, além de uma ferramenta de profissionalização do escritor. Quer ser escritor e divulgar o seu livro de maneira correta? Quer fazer um marketing de qualidade para o seu livro ou simplesmente conectar com a sua audiência e encontrar os seus leitores? Crie um blog e me diz o que achou depois.
Blog e redes sociais para escritores: conclusão
Eu tive que começar e recomeçar um novo blog algumas vezes antes de encontrar de fato o meu estilo, ritmo, assunto e antes de tomar prazer na postagem. Ouso mesmo dizer que testei muitas redes sociais antes de selecionar o blog como a maior das redes sociais para escritores. Com a minha experiência de dez anos, eu afirmo que esta é a rede social que eu considero a mais adaptada para escritores. O blog é a melhor rede social para escritores por todos os motivos que eu enumerei acima e porque o próprio fato de blogar é escrever.
Quer receber mais conteúdo gratuito por e-mail? Inscreva-se na lista VIP do Jornal dos Autores.

Escreva seu livro
Quer divulgar a sua obra gratuitamente? Entre no grupo do WhatsApp!
Um comentário em “Blog e redes sociais para escritores”