Deixa eu te contar um segredo: o autor que não se adaptar à cultura da partilha e criar uma comunidade de leitores não sobreviverá no novo ecossistema dos livros. Neste artigo eu vou dizer para você como criar uma comunidade engajada para escritores, como alimentá-la e como mantê-la viva de maneira a vender seus livros e construir a sua autoridade. Mas antes de tudo, você deve entender o que é a cultura da partilha.
O que é a cultura da partilha
Investigando desde o boom da internet, começou a se impor uma espécie de vulgarização do conhecimento e, com isso, a se construir o que chamamos de cultura da partilha. Mais e mais conteúdo começou a ser colocado na rede em linha, sobretudo com o advento do Youtube e das plataformas de vídeo. Tais plataformas começaram a ganhar em peso e desde então têm crescido exponencialmente. Com tanto conteúdo disponível, o grande interesse é de dividir o que todos sabemos para nos entreajudar.
A internet é o local de partilha por excelência. Nela, encontramos tudo e de tudo. Mas com esse novo paradigma em vigor, começaram a mudar também os costumes e hábitos das pessoas com relação ao que está proposto. Elas passaram a ficar mais seletivas ao conteúdo que consomem na internet.

Características do novo paradigma
O paradigma mudou porque a partilha é grátis, imediata e cria um laço entre as pessoas que partilham. Um tal sentimento era novo num modelo se sociedade onde era preciso pagar para se ter algo.
E como toda partilha é grátis, significa que não é porque você está propondo um livro grátis que vai colocar qualquer baboseira à venda. Tente se colocar na pele do leitor: ele é constantemente bombardeado por milhares de informações e é claro que vai escolher a melhor delas para passar o seu tempo. Resta a ver como você, autor, vai se adaptar a esse novo paradigma.
Como criar uma comunidade engajada para escritores: a estratégia
Propor conteúdo gratuito é uma maneira de criar uma porta de entrada para criar a sua comunidade e você pode fazer isso de diversas maneiras. Essa é, aliás, uma das estratégias que muitos best-sellers usam atualmente para compor a sua comunidade engajada de leitores. Sobre este tópico, você pode consultar o artigo Técnica de Marketing Simples para Escritores na qual eu analiso em detalhe a estratégia e como você pode usa-la para propulsar a sua carreira.
Como ganhar dinheiro com tanta coisa gratuita?
É possível ganhar dinheiro com tanta coisa gratuita? A primeira coisa que você deve saber ao pensar num artigo, num conteúdo ou mesmo num livro que você for submeter para a apreciação alheia, é sempre bom se perguntar duas coisas:
- O conteúdo é partilhável?
- Esse conteúdo fala mais com as pessoas (trazendo valor às suas vidas) do que com o autor do conteúdo?
Do lado do livro, KDP, para os autores, a cultura do e-book e das bibliotecas onde se “emprestam” conteúdos, algumas coisas que o autor deve saber, antes de sair colocando livros por ai:
- Você ganha por página lida.
- Livro emprestado é livro vendido aos olhos do Amazon.
- Os leitores são mais exigentes quanto à qualidade do livro porque eles podem dispor do seu livrinho quando quiserem;
- Com relação ao último tópico, é preciso entender que com relação ao livro específico, os leitores ficaram mais exigentes no sentido de que não vão comprar qualquer livro físico mais. O Kindle virou uma espécie de amostra grátis no qual eles testam o livro antes de comprá-lo.
Conclusão sobre como criar uma comunidade engajada para escritores
Construir uma comunidade engajada para escritores é o presente e futuro da sua carreira como escritor. Além disso, esta pode ser uma das soluções aos problemas entre os homens. Por isso, ela é algo extremamente positivo para todos. Adapte-se como autor e você irá longe. Para receber mais conteúdo de qualidade, entre para o Jornal dos Autores, clicando aqui.

Escreva seu livro
Ótimo artigo Nay! Trouxe uma perspectiva melhor para a relação “autor x leitor” que sempre pretendemos desenvolver.
Obrigada anjo. Espero que ajude os autores a ver melhor o caminho da autopublicação