No mês de junho, esse blog completa um ano de existência! E como a minha vida – e a da minha empresa – mudaram depois que o http://www.nayaralemes.net existe. No início, eu pensei que o meu terceiro blog seria mais uma tentativa frustrada, como tinham sido todas as outras no passado. Ninguém iria ler, ninguém ia comentar. Grosso modo, ninguém iria se importar. Ah que eu estava enganada! Esse blog não apenas me colocou no radar dos autores, novos autores e blogueiros como profissional da escrita. Ele é o responsável pela autoridade que eu construí, da qual eu gozo atualmente. Ele me permite ajudar centenas de escritores por mês, fornecer-lhes conteúdo de qualidade e sobretudo entrar de cabeça no universo da escrita. Amigos, festejemos um ano de vida do blog!

O que eu aprendi em um ano com esse blog

Com esse blog eu enfim tive a certeza de controlar a construção da minha empresa. Enfim tive a sensação de agarrar algo sólido e duradouro que não dependesse da boa vontade do algoritmo da Amazon de colocar os meus livros na frente de leitores que queriam ou não comprar.

A minha loja de livros

Na verdade, a ideia do blog começou com um site. Eu queria montar a minha loja de livros na internet. Aliás, você já a conhece?

Pouco a pouco, eu comecei a notar como eu poderia usar o blog para comunicar com meus leitores e autores que me perguntavam coisas como o meu segundo livro Mandala de Fogo tinha vendido oitocentos exemplares num só dia.

Uma rede social a parte: o blog

Diferente das outras redes sociais, o crescimento por aqui é mais lento do que no Instagram ou no Facebook, por exemplo. Porém com o blog, eu descobri o verdadeiro prazer pela produção de conteúdo, o que até então eu não tinha experimentado no web. O conteúdo que eu crio tem muito mais a ver comigo, como é um conteúdo escrito, que fala sobre os assuntos que eu seleciono com a ajuda da minha audiência. Enfim, esse é um ambiente inteiramente meu. Os únicos que dizem algo aqui são os meus leitores e eles são os únicos que eu escuto.

Ademais, as pessoas que entram em contato comigo através do blog, que comentam nos meus posts, tomam o tempo de ler o que eu escrevo e de rebater algum argumento ou alguma maneira de pensar. Eu diria que a interacção no blog acontece num nível certo de profundidade porque existe a leitura do que eu escrevo. A leitura do meu conteúdo, para uma escritora como eu, é extremamente satisfatório. É o que eu busco.

Uma estratégia de marketing para autores

No plano geral do marketing para os meus livros e para a minha empresa, o blog me deu o apoio necessário para traçar a minha estratégia de marketing para escritores: a de criar um ecossistema de conteúdo gratuito em torno do qual todos os outros conteúdos pagos giram. A partir dessa estratégia, eu afinei os meus objetivos, até encontrar uma maneira mais pertinente para atingir a minha audiência. Aliás, tal estratégia foi usada por autores autopublicados de grande sucesso como Joanna Penn e Dimitri Carlet.

No plano específico, este blog me dá a cada dia uma ideia clara do número de pessoas que entram aqui, que escolhem ficar e interagir, que me fazem perguntas, que engajam com o que eu tenho para dizer. Mais ainda, o blog me diz exatamente qual foi o artigo que gerou mais engajamento, de onde as pessoas que interagiram com ele vêm, que posição ele ocupa no ranking dos mecanismos de pesquisa e que palavras-chave foram usadas. Grosso modo, o blog me fornece insights que me permitem melhor conhecer a minha audiência e, assim, melhor ajudá-la. Esse tipo de dado você obtém apenas através das publicidades pagas nas demais redes como Instagram e Facebook.

Quais são os meus projetos para o segundo ano

Em julho, virá um artigo sobre os planos para este blog durante o segundo semestre de 2022, mas eu já gostaria de adiantar que um dos meus objetivos é ajudar centenas de autores, gerando assim oito mil visitas no ano de 2022.

Esse número me parece um bom balanço e reflete o trabalho árduo que eu coloco todos os dias nesse blog. Mas ele significa que eu terei que dobrar em 150% o crescimento do blog, o que representará um desafio para mim. Alguma dica? Talvez algo que você queira que eu publique com mais frequência por aqui? Diz aqui nos comentários. Como eu disse, a minha audiência é a única que eu escuto!

Presentes

E para terminar, é aniversário do blog mas quem recebe presente é você.

Até a meia-noite de amanhã, você pode baixar o meu livro mais novo, Cidade das Mandalas, para leitura gratuita no seu Kindle.

Se você é autor e quer receber mais conteúdo de qualidade, receba o seu e-book Como escrever um livro em 3 meses gratuito por aqui. Clique simplesmente no botão abaixo para receber o e-book por e-mail.

Torne-se um AUTOR

6 comentários em “Um ano de vida do blog

  1. Parabéns, Nayara, seu trabalho é sensacional e muito importante para a comunidade literária. Traz temas muito caros e necessários. Espero que ele seja longevo e que ajude muitos e muitos outros escritores!

Deixe uma resposta