Primeiro de tudo: o que é uma premissa de uma história? O que é o tema de uma história e o que faz a diferença entre os dois? Eu faço a explicação detalhada no meu livro Como escrever um livro em 3 meses e na conferência que você pode assistir gratuitamente se inscrevendo no link.
O que é a premissa de uma história?
Para o bom avançar deste artigo, eu cito um trecho do livro :
a premissa universal é: “um procedimento interno (ou seja, que é feito para os bastidores e deve ficar neles), para guiar a narração. É ela que vai ser a espinha dorsal do livro e vai orientar a mensagem que você quer que o leitor compreenda. (…) Toda boa história deve transformar o leitor que estava num estado A e vai para um estado B após a leitura do seu livro. Além de guiar a sua equipe interna (os produtores do livro como artigo mercadológico e explorável), a premissa interna fará emergir a linha de transformação do personagem; este exercício o guiará também como autor durante a redação, ajudando-o a escrever algo que se sustente.”
Como escrever um livro em 3 meses, Nayara Lemes
Este trecho explica a importância de se escrever um livro obedecendo uma premissa. A premissa é assim a estrela-guia que dará o norte da sua história, uma espécie de esqueleto que guiará o crescimento do seu personagem e o seu arco de aprendizado. Sem uma boa premissa, é quase certo de que não há boa história.
Como criar uma premissa?
Existem várias maneiras. Resumir a sua história numa única frase, escrever a trama em cem palavras…. Muitas são as maneiras. Uma das formas da premissa, a que eu prefiro, é assim:
“Líder nata, apaixonada pela causa e dona de uma idéia para transformar o arcaico agronegócio da família em Fazenda Orgânica e permacultura, a lésbica Lia se vê compelida pelo pai Labão a honrar um antigo pacto e ir para o altar com Jacob, o amor da vida de Raquel, sua irmã. Ela não entende o porquê da obrigação e ignora (junto com Labão) que Jacob é filho do homem responsável pela lembrança de infância mais amarga que tinha com a irmã: uma violação, resultando num incêndio que mata a mãe, anos atrás. Apesar da mentalidade vanguardista, do bom-humor e da capacidade de seguir com a vida, no fundo do coração, será Lia capaz de encontrar forças para assumir a culpa pelo episódio do incêndio que marcou a sua infância e a da irmã, perdoando seu violador e a si mesma pela morte da mãe e aceitar que a liberdade de pensamento, qualquer que ele seja, é um direito de todos, inclusive da família com quem ela deve encontrar uma maneira de coexistir em harmonia num meio retrógrado e rural que ela busca a transformar para poder aproveitar sem estresse o enorme amor pelo pai e pela irmã e a vida que é tão curta?”
(Premissa de Mandala de fogo, clique para ler gratuitamente o livro.
Neste exemplo, fica claro que a história terá por arco de evolução principal do personagem a questão da culpa, do perdão e da transformação que o personagem deve aceitar em sua vida. Veja:
“será Lia capaz de encontrar forças para assumir a culpa pelo episódio do incêndio que marcou a sua infância e a da irmã, perdoando seu violador e a si mesma pela morte da mãe e aceitar que a liberdade de pensamento, qualquer que ele seja, é um direito de todos, inclusive da família com quem ela deve encontrar uma maneira de coexistir em harmonia num meio retrógrado e rural que ela busca a transformar para poder aproveitar sem estresse o enorme amor pelo pai e pela irmã e a vida que é tão curta?”
Existe uma metodologia para conceber uma premissa e esta eu ensino passo-a-passo no meu programa de mentoria “Torne-se autor” que você pode encontrar aqui neste link.
O que é o tema de uma história?
Este bebe na premissa mas não é sinônimo dela. O tema de uma história é amplo e uma ideia que governa e constitui o plano de fundo da história. Para colocar uma imagem didática na sua cabeça, imagine o decoro de uma peça de teatro. O tema é o cenário junto com o plano de fundo. A premissa é a motivação dos personagens que se movem pelo cenário fazendo a peça acontecer. Por exemplo, em A cantora careca, peça absurda de Eugène Ionesco, o tema é o desentendimento, a falta ou má comunicação entre as pessoas e as consequências disso para a vida em sociedade. A premissa, entretanto, é a família Smith que tenta explicar ao outro casal que eles são ingleses e que vêm de Londres.
Caso você queira mais informações sobre como escrever o seu livro, inscreva-se no Jornal dos Autores.

Torne-se um AUTOR