Não me venha com aquele papo velho. Quer ser escritor, aprenda a ler! Leia compulsivamente tudo aquilo que passar na frente dos seus olhos. Nem me venha com essa desculpa de que não gosta de ler. Você só vai se descredibilizar dizendo isso. Escritor: a dica infalível para escrever melhor é a leitura.

Por que a leitura é a dica infalível para escrever melhor?

Acho válido como pergunta, mesmo se você já conhece a resposta bem no fundo de si. Vamos ver então porque é importante ler quando se escreve:

  1. Melhorar o seu nível de língua e vocabulário:

Uma das tarefas do escritor é encantar o seu leitor com a história. Se um escritor não manipula bem a língua (tanto oral quanto escrita), a sensação de encantamento será comprometida. Existem escritores, como Marguerite Duras que têm um estilo que os puristas linguísticos condenam, justamente por não seguirem o padrão da norma culta escrita. Ela escreve tal fala e isso cria choque. Quando isso acontece, que estejamos claros, não é por causa da falta de conhecimento de Marguerite Duras e sim do seu bilinguismo. Quem lê Duras tem a impressão de que está ouvindo a escritora contar a história no seu ouvido. Isso faz parte do estilo dessa escritora best-seller.

Mas escritora a parte, ao exercitar a sua leitura, você exercita o seu cérebro, o uso das palavras e fica mais fácil correr a maratona linguística que é escrever. A diferença entre alguém que lê e alguém que não lê fica clara desde as primeiras linhas.

person holding white paper cup

2. Melhorar o seu estilo

Como eu falei, o encantamento se atinge dentre outros com a ferramenta da voz, não é a toa que a palavra encantar vem de incantare que no latim significa “cantar, produzir encantamentos, enfeitiçar”. Se você quiser ler mais a respeito, vá para esse artigo.

A voz constitui dentre outros o estilo, ou seja, a “maneira” com a qual você conta a sua história. Ela pode ser clara, concisa, rebuscada, enfeitada, simples, refinada, etc. Através da leitura, você se espelha de outros autores e melhora o seu próprio estilo porque descobre outros. Você se enriquece.

Muitos autores profissionais concordam que, aliás, existe na vida de todo escritores em crescimento, uma fase na qual ele se põe a “imitar” o estilo do outro, e é normal. Sem plagiados, é claro, essa fase passa com o tempo, conforme o autor se desenvolve. Mas para isso, é necessária muita leitura.

person holding white ceramci be happy painted mug

3. Investigar outros esquemas narrativos
Essa talvez seja a melhor parte de se ler outras histórias: do ponto de vista do autor, você aprofunda o seu ofício e enriquece a sua caixa de ferramentas. Você investiga outras construções de cena, outros cliffhangers, outras maneiras de construir suspense e encantar o leitor.

photo of person taking down notes

Caso você tenha pensado em outras formas de como enriquecer sua leitura, escreve aqui nos comentários. Eu adoraria saber o que você acha.

Torne-se um AUTOR

4 comentários em “Dica infalível para escrever melhor

Deixe uma resposta