A definição literal da leitura crítica é, como o nome diz, uma leitura de um determinado texto. Ela é feita por um profissional da edição, no intuito de criticá-lo. Para o autor, ela representa um importante passo não apenas na evolução e melhoria do que ele escreveu, como também uma evolução pessoal como profissional. Vejamos aqui o que é uma leitura crítica em detalhes e por que ela é tão importante.

Para que serve?

a couple reading a document on a clipboard
editor mostrando ao autor o que é a leitura crítica

Antes de tudo, vamos esclarecer um ponto que fará toda a diferença na abordagem deste processo pelo autor. Uma vez esclarecido esse ponto, facilitaremos a vida do profissional que está executando essa leitura. Quando dizemos que o intuito desse processo é criticar, é importante sublinhar que o objetivo último da crítica é a melhoria do texto. Assim, introduzamos a noção de crítica construtiva, no intuito sempre de melhorar um determinado objeto criticado, neste caso o texto. No meu artigo “Peitando a crítica negativa”, eu falo a respeito disso de maneira mais abrangente, indo desde a leitura beta até a crítica dos leitores que compraram o seu livro.

Por que ela é importante?

O que é importante guardar disso tudo? O que foi dito sobre o seu texto ao final da leitura não deve ser tomado pessoalmente. O processo é direcionado sobre o texto e não sobre você como autor. A leitura visa aumentar o potencial de um texto e não é contra o autor. É fundamental que o escritor entenda isso antes de solicitar o serviço. Ela é uma parte do processo de confecção de um livro que se queira profissional. Assim, ela serve para sublinhar pontos fracos e fortes do texto, dos personagens, da trama e aumentar o valor do livro em geral.

Como dito antes, a leitura crítica serve para evidenciar falhas e/ou pontos fortes na trama, nos personagens e na própria escrita do autor (ela verifica se o autor tem uma voz, se é claro e conciso, se ele está mostrando ao invés de narrar). Trata-se de um processo estrutural, daí a importância de ser feita por um profissional que reconhecerá os pilares fundamentais de um bom livro.

Onde e a quem pedir uma leitura crítica?

A leitura crítica deve ser, idealmente, feita por um profissional da edição, que poderá identificar na história os possíveis ciclos e modelos de trajetória dos personagens, força dos arcos de transformação dos mesmos, bem como avaliar o texto do ponto de vista técnico e estético. Um profissional também avalia o potencial mercadológico de um texto, quando o autor tem a intenção de vendê-lo. O investimento nesse serviço, por mais custoso que possa parecer, deve ser encarado pelo autor empresário como um investimento.

Torne-se um AUTOR

Deixe uma resposta