Não é obrigatório, mas saiba que é mais do que recomendado. Até mesmo os grandes produtores de storytelling trabalham com espectadores beta. Eu diria que mesmo é uma etapa incontornável sem a qual grandes são as suas chances de perder conselhos valiosos dos seus leitores que podem elevar o nível da sua historia. A leitura beta é uma importante fase do processo de publicação de um livro. Tanto que eu formei uma equipe de leitores beta para mim e coloco cada vírgula de alteração baseada no impute desses leitores. Eu preciso de leitores beta? Para mim, sim!

O que é a leitura beta?

Comecemos pelo título. A leitura beta é aquela feita por leitores que estão alocados na fase anterior à publicação. São aqueles leitores que leem o livro antes de ser colocado aquele ponto final editorial. Porque a edição comercial é a última que deve ser feita num manuscrito. Tratam-se de amigos, conhecidos e gente avulsa a quem você pode propor o seu livro e pedir uma leitura beta. Uma leitura beta pode ou não ser a Leitura Crítica (feita geralmente por profissionais do livro), mas esse não é o intuito. O proposito da leitura beta é encontrar possíveis falhas na historia, nos personagens, na verossimilhança, etc.

Como fazer uma leitura beta?

Do ponto de vista do leitor, não tem grandes segredos, saiba apenas que o que mais conta num exercício desses é a sua honestidade como leitor. Para o autor, entretanto, existem algumas coisas que você deve saber a propósito da leitura beta.

1. O leitor beta deve fazer parte do seu nicho

group of people near wall

Ao escolher o seu leitor beta (não o leitor crítico) é importantíssimo que ele faça parte do sue nicho. Isso porque a opinião de alguém que faz parte do nicho é mais susceptível de dar uma opinião que valerá para todos aqueles que lêem aquele gênero literário específico. Peguemos um exemplo para ilustrar e epara eliminar mal-entendidos.
Uma pessoa que lê romance erótico poderá não saber opinar sobre um romance histórico e de guerra. São outros centros de interesse e seria uma pena ver o seu livro criticado por alguém que não aprecia o gênero no qual você escreve.

2. Peça honestidade

sign pattern texture abstract

Por vezes, o leitor estará tímido ou atento aos seus sentimentos quando fizer a leitura. Isso é compreensível caso seja alguém da sua família ou algum amigo muito próximo. Você pode pedir que essa pessoa lhe dê um Feedback sincero e honesto, explicando-lhe que isso significa muito para o seu crescimento como autor. Agora, se você está pagando para ter um Feedback, pode impor a honestidade como código de conduta a ser respeitado.

3. Esteja preparado para Peitar a crítica negativa

crop unrecognizable female psychologist and patient discussing mental problems during session
Aceite que você tem pontos a trabalhar e mãos à obra!

Entenda autor que esse exercício é para fazê-lo crescer e que o objetivo é fazer você sair SIM da sua zona de conforto. Engula aquele ego que diz “o meu livro é o melhor de todos”, aceite que você tem pontos a trabalhar e mãos à obra.

Ainda ficou dúvidas com relação à leitura beta ou tem algum ponto que você gostaria de esclarecer, é só colocar nos comentários ou mandar as suas dúvidas via o formulário. Caso você queira se aprofundar, pode clicar aqui para entrar no grupo do WhatsApp do Jornal dos Autores e/ou receber a newsletter do quotidiano dos autores.

Torne-se um AUTOR

2 comentários em “Leitura beta: uma importante fase do processo de publicação de um livro

  1. Ótimas observações!

    Leitores betas são como os lobos betas, os autores são como os alfas, são eles quem lideram a alcatéia vulgo produção do livro, mas nem por isso podem fazer tudo sozinhos.

Deixe uma resposta