Há tempos que eu quero escrever esse post sobre como fazer planejamento de livro porque o planejamento da escrita de livros como está na internet me incomoda. Quem segue o blog sabe que há muito tempo eu escrevo e busco ajudar os autores na sua jornada de escrita. E durante esse tempo todo, eu cheguei à conclusão de que planejamento de livro é uma coisa subjetiva, impossível de quantificar, prever e, por esse motivo, impossível de aplicar de maneira uniformizada a todos os escritores. Então, como o escritor faz para escrever o seu livro?
Existe um planejamento de livro que dê certo?
Primeiro de tudo: existe um planejamento de livro que dê certo? A resposta é sim, existe. O planejamento para escrever livros é antes de tudo uma ferramenta na caixa de ferramentas do escritor. Ele foi pensado para ajudar. O problema é quando este visa mais a produção, esquecendo o bem-estar do escritor. Assim, o planejamento que dê certo existe, mas é preciso mudar a variável.
Planejamento para escrever livros atual
Da maneira como é feito atualmente, o planejamento de livros é algo rígido e quadrado que não leva em conta o lado humano do escritor. Os escritores planejam escrever livros e mais livros com X páginas em pouco tempo como se fossem máquinas. Isso porque o calendário de escrita e o planejamento para escrever um livro impõem ao escritor um cronograma fixo. Não há nada de errado em ter um ritmo consolidado de escrita. Aliás, todo escritor profissional precisa deste ritmo para levar a cabo os seus projetos. O problema é esquecer-se de que nem tudo gira em torno do trabalho. E a atividade da escrita é, SIM, muito intensa.
O desrespeito do corpo durante a escrita pode ter consequências como o escritor com bloqueio de criatividade. O resultado é que o escritor pode perder a sua criatividade, bloquear e até mesmo começar a detestar a escrita. Por esse motivo, o que deveria ser uma ferramenta para ajudar na organização do escritor, acaba por vezes deformando a ideia dele bem como o seu texto. Para mais informações sobre como combater o bloqueio criativo, leia o artigo Como eliminar o bloqueio criativo?, O que é o bloqueio criativo e Como o escritor esperto escreve um livro rapidamente.
Solução para essa dificuldade do escritor
A resposta para o escritor é um planejamento soft e que leve em conta a sua natureza humana. O que eu quero dizer com isso? Eu vou usar o exemplo que aconteceu comigo há alguns anos, quando eu planejei o primeiro calendário do meu livro Cidade das Mandalas. No inicio, eu mantive o ritmo intenso de produção por duas semanas e atingi picos de criatividade que eu nunca antes tinha conhecido. Tinha momentos em que eu simplesmente entrava num transe criativo; era como se a escrita fosse a minha droga, a minha êxtase.
Eu estava nesse transe, nessa vibe que não ouvi o meu corpo dizendo que era preciso parar. Chegou um momento em que a criatividade se esgitou mas eu queria mais. Eu comecei a não escutar o meu corpo. O resultado foi um bloqueio no meu braço, resultando em invalidez durante seis meses. Durante esse tempo, não pude escrever.
Eu escrevi muitos artigos sobre esse momento na minha vida, como Benefícios e ‘malefícios’ da escrita, nos quais eu alerto os escritores para os perigos de não ouvir o corpo e a intuição. A melhor maneira de reconhecer um bom planejamento é ver se este leva em conta ou não a saúde do escritor. Por isso para responder à pergunta: existe um bom planejamento de livro? Sim, mas o verdadeiro e o único que vale à pena fazer é o que leva em conta a saúde física, mental e espiritual do escritor.
Os métodos para escrita rápida
O grande problema dos métodos para escrita rápida é que eles não tomam em conta o lado subjetivo do escritor. Isso reflete um aspecto da indústria do livro que é, infelizmente, mais uma amostra-grátis da sociedade na qual vivemos: escrever um manuscrito de quatrocentas mil palavras num espaço de um ano implica que o autor deva escrever uma média de dez mil palavras por dia, o que é, para dizer o menor, extremamente danoso para a saúde do escritor. Escritores como Danielle Steel e muitos outros o fazem sem problemas, mas a que custo?
Quando você for escolher um método para escrita rápida, autor, para a sua saúde (que é o seu maior aliado na escrita) escolha um método que tome em conta a saúde do seu corpo. Acima de tudo, escritor, escolha um método que tome em conta a sua natureza humana. Existe uma diferença entre se forçar um pouco para atingir um objetivo à curto prazo e continuar forçando o corpo e a mente numa situação permanente.
Como planejar para escrever um livro?
Então como planejar para escrever um livro? É simples. Primeiro você tem que entender quais são os seus limites e como o seu corpo comunica com você caso haja perigo de burn-out. No meu livro Como escrever um livro em 3 meses, que você pode adquirir gratuitamente, eu falo sobre os perigos de forçar a ideia, sem levar em conta o tempo de amadurecimento que ela necessita. É muito importante, autor, que você compreenda que, exatamente como uma planta, as ideias obedecem aos ciclos da natureza. Elas nascem, germinam e começam a crescer após formação completa. Assim, é apenas quando elas estão completamente formadas é que o escritor pode começar a escrever o livro. Ele pode ajudar a ideia a amadurecer, mas no período de formação não é aconselhado escrever o manuscrito inteiro. Por isso, aqui vão as minhas dicas na hora de fazer o seu planejamento:
1. Escreva dentro das suas possibilidades
2. Escreva o seu livro com sprints
3. planeje o seu livro com sabedoria
Para mais conteúdo por e-mail, inscreva-se na lista VIP do Jornal dos Autores. Você receberá uma cópia do meu e-book Como escreve rum livro em 3 meses gratuitamente.

Escreva seu livro