Se você analizar os autores autopublicados que vivem de seus escritos, todos eles têm a mesma estrutura de divulgação e geração de renda passiva. Essa estrutura se assenta sobre uma coisa e que é, segundo estes mesmos autores, a mais importante que você, como autor debutante, deve começar agora mesmo: a constituição de uma fanbase.
O que é uma fanbase?
É um termo inglês que quer dizer literalmente uma base de fans. Leitores do seu livro, apreciadores de você como autor e do seu trabalho, partilhadores dos mesmos valores, gente que, não importa o que aconteça, sempre vai estar lá para te apoiar quando o seu livro sair.
E isso não é difícil encontrar?
Primeiro de tudo, não é algo que se encontra é algo que se constrói, um processo que se estende no longo termo, que não acontece do dia para a noite e sobretudo, que você vai conquistar. Conquistar com bons livros, tecendo boas relações, com uma atitude de servidão para com os seus leitores e, sobretudo, com uma enorme dose de humildade. Ninguém gosta de um pretencioso.
Seu leitor é antes e tudo aquele que gastou dinheiro com o seu livro. Não se trata daquela antiga relação de cliente é rei, mas sim autor e leitor em par da igualdade. Autor escreve um livro que impacta o leitor e por isso tem responsabilidade com ele.
Uma nova relação de respeito que se constrói.
Dos valores do autor, que ele deixa transparecer nos seus escritos, vai se construindo a fanbase do autor e pouco a pouco este vai se consolidando no mercado, na medida que as pessoas vão se familiarizando com os livros e com a sua forma de escrever.
Sobre dicas práticas para se começar a construir uma fanbase, aqui está o que eu gostaria que tivessem me dito quando eu publiquei o Cidade das Mandalas:
- Colocar ANTES e DEPOIS do livro, colado ao primeiro capítulo (para que o algoritmo do Amazon não corte), um link para que o leitor se inscreva na sua newsletter e assim fique por dentro de quando você escrever um livro. Isso chama-se Reader magnet ou ímã de leitores e se você lê inglês, pode encontrar o livro gratuito na Amazon ou na Kobo.
- Construa o seu ímã de leitores oferecendo não um mas dois livros gratuitos, de preferência de séries e os melhores que você tiver para oferecer. Não se esqueça de que estes títulos trarão os seus leitores.
- Trate todo leitor como se fosse o seu melhor amigo. Não se esqueça de que esse leitor gastou o tempo e o dinheiro dele com você. E mesmo se ele postou algo negativo sobre o seu livro, busque saber e entender o que ele quis dizer. Por que ele postou aquilo? Para melhor entender isso, ver o meu artigo Peitando a crítica negativa.
Eu gostaria de me estender ainda mais aqui sobre essas dicas que eu acumulei neste tempo de dez anos de escrita e dois de autopublicação, mas creio que o artigo vai ficar extenso. Caso precisar de mais dicas, você pode usar o Jornal dos autores, uma ferramenta inteiramente gratuita para autores autopublicados.
Um comentário em “Autor e a sua fanbase”