Quem nunca sonhou em ter o sucesso que têm autores como André Vianco, Felipe Sali, Stephen King, Kiera Cass, Nora Roberts entre outros? Em início de carreira, a pergunta que todo escritor se faz é como é que estes escritores fizeram para obter o reconhecimento que tiveram e têm num mundo tão difícil como o literário. Acontece que ninguém sabe como e quando a fortuna do escritor vem bater à porta dele. A esse propósito, o importante é entender que o sucesso e o reconhecimento são resultados do trabalho árduo de cada dia. Por isso, como ser um escritor de sucesso: através do trabalho árduo, compenetrado, propositado e com uma paciência do tamanho da muralha da China.
O que é significa ter sucesso com livros
Não se interessou? Sim, eu te entendo, porque a verdade é que ninguém quer ter que se mexer, levantar o bumbum do sofá e trabalhar. Tampouco eu me interessaria se alguém me dissesse apenas para trabalhar e correr atrás do que eu quero. E Mas se eu te dissesse que o propósito do autor é a única fórmula secreta que criará o sucesso dele no longo prazo? Como ser um escritor de sucesso não é algo que acontece do dia para a noite. A jornada é cheia de provas e testes. E que esse engajamento pode ser medido, controlado e entendido? Ainda não acredita em mim? Eu vou te provar pela demonstração lógica o que eu estou falando.
Entendamos primeiramente o que é um escritor de sucesso.

Quem lhe dá as provas do reconhecimento?
A primeira vez que eu me senti uma escritora de verdade foi quando eu passei o manuscrito do Cidade das Mandalas para uma amiga da faculdade e ela me retornou com o comentário: “Eu não sabia que você era capaz de tanto, não sabia que conhecia uma pessoa capaz de tanto.” Você vai me dizer: “Uma amiga sempre vai dizer isso, certo?” Concordo! Por isso eu vou te dizer o que fiz em seguida.
Mas eu enviei esse livro para um dos maiores estúdios de criação literária em língua portuguesa e a crítica que eu recebi foi a seguinte: “Fiquei bastante impressionado com as viradas, com o pano de fundo (que me deixou curioso para saber mais) e é uma história de desenvolvimento pessoal e amadurecimento bem diferente e contada de forma bastante particular. Parabéns e espero ter ajudado com essas observações e questionamentos a elevar ainda mais esta história. Bom trabalho!”
Depois, eu recebi uma mensagem no privado de uma crítica literária e parceira, dona do perfil literário e blog Amiga dos Livros depois de ler o Mandala de Fogo: “Hoje te elegi a minha fada-madrinha literária. O que você escreve cala fundo.”
Em seguida, um leitor desconhecido que me enviou uma mensagem via WhatsApp dizendo:
“O seu livro mudou a minha vida.”
Reconhecimento literário = viver de livros?
Inútil dizer que cada vez que eu recebi esse tipo de comentário, eu subi aos céus. Acontece que uma coisa se confirmou para mim: pouco importava os números de vendas dos meus livros, tal uma casa de tijolos, eu estava construindo o meu sucesso tijolo por tijolo, e a confirmação das pessoas deixava claro para mim que eu estava no caminho certo. O desempenho deste blog, dos meus livros (dentre os quais 2 best-sellers na loja da Amazon) me confirma a cada dia, nos comentários que me deixam, na taxa de engajamento que eu tenho através do Jornal dos Autores VIP (clique aqui para entrar na lista de espera).
Dica infalível para ser um escritor de sucesso
Você com certeza já ouviu que tudo é questão de estado de espírito. Eu não direi o contrário. Sou a prova viva disso. Uma pessoa normal, um pouco depressiva, de natureza solitária e sensível ao barulho, com uma auto-estima mais baixa do que o meu respeito por gente racista, mas nascida numa família de empresários que me imputaram em mim o mindset correto para que eu criasse a minha empresa de livros.








Acontece que nessa trajetória rumo ao sucesso literário, eu entendi algo que ninguém diz: como criar e manter o estado de espírito que o leva ao sentimento de sucesso. Eu lhe direi algo que aprendi com os anos, fazendo e refazendo blogs, criando conteúdo e escrevendo livros e histórias: você sabe que o seu conteúdo surte efeito quando o faz com uma missão. Leia o artigo: A guerra na Ucrânia e a missão dos autores que fala melhor sobre o assunto.
Entretanto, o fato de se atribuir uma missão não é o suficiente. Para ser um escritor de sucesso, é necessário que a sua missão esteja em acordo com os planos para a humanidade. Veja os maiores escritores: todos eles contribuíram de uma maneira ou de outra para o estímulo e progresso da nossa humanidade. Quanto maior a sua contribuição, maior o seu sucesso. E paciência, paciência e paciência. Toma tempo até o universo fazer girar as rodas da realização. Enquanto você espera, aqui uma dica para te manter no caminho da esperança e do otimismo.
Dica para medir o seu sucesso de escritor
Anota essa frase porque ela vai mudar a sua vida: Tudo o que pode ser medido, pode ser aumentado e controlado.
Sabendo disso, documente as estatísticas do seu sucesso, a começar pela taxa de engajamento de tudo o que você faz. Quem se inscreveu, quem comentou, quem curtiu, quem partilhou…
O comportamento do seu público leitor, vai lhe dar muitos insights acerca do que ele aprecia no seu trabalho, do que o faz engajar e do que o deixa indiferente. Se necessário, invista em ferramentas que contabilizam isso para você, como as estatísticas do WordPress, do MailChimp e do Wincher (ferramenta de desempenho SEO – Search Engine Optimization – que mudou a minha vida).
O engajamento é medido com essas ferramentas através de números como quantas pessoas visitaram suas páginas, quantas se inscreveram, quantas surfaram no site, o tempo de leitura, etc.
Você vai entender que o sucesso nos dias de hoje é mais do que uma certeza para aquele que se empenha e acredita. Isso não são apenas palavras.
Para receber mais conteúdo por e-mail, inscreva-se na Lista VIP do Jornal dos Autores.

Escreva seu livro
Quer divulgar a sua obra? Entre no Grupo do WhatsApp.