Como dito no artigo Redes sociais: qual escolher, a minha maior lição lendo o livro 1 milhão de seguidores de Brendan Kane foi: para descobrir o conteúdo que faz reagir a sua audiência, o único caminho é testar. Para os autores publicados na autonomia e liberdade do KDP, KOBO, Smashwords etc., a história não é diferente e quando você sabe como testar, vai economizar um tempo precioso. Pequeno parênteses: para o autor, como para todo empreendedor em geral, o tempo é a mais-valia mais preciosa que temos. Dentre outros motivos porque não se pode substituir por nada. Por isso, autor, a minha mensagem com este artigo para você é: teste os seus textos e não perca tempo. 

Como testar o texto? Duas dicas:

  • Desenvolver a sua ideia até um ponto onde ela já está com alguma forma e expô-la em grandes linhas para a sua audiência. Atenção com spoilers. Apenas partilhe aquilo que você tem certeza de que entrará na história e deixe a sua audiência absolutamente confortável para dar a sua opinião.

Mas como? Existem mil maneiras de fazer isso. Eu o faço através do Wattpad (onde, aliás, você pode ler o prólogo do meu próximo livro Mandala e Kabala, chegou a vez da CEO) e através dos beta-leitores.

  • Caso você não queira correr o risco (ou sente que vai perder muito tempo no desenvolvimento e traçado da intriga), eu recomendaria primeiramente fazer um estudo de nicho para entender o que o seu público quer ler.

Veja bem, essa é uma questão delicada: “escrever para o mercado”. Certeza que muita gente já está apanhando a pedra para jogar contra a tela do computador. Mas não tem que ser assim. Comecemos pelo começo. Todo nicho tem o que em inglês chamamos de tropes. Grosso modo, você pode escrever o que quiser, e a princípio, o seu livro obterá leituras se você atingir todos esses famosos tropes que a sua audiência espera que você atinja. Eu explicarei melhor o que são estes, mas apenas para o bem da nossa compreensão aqui neste artigo, tropes são com pilares sobre os quais se estrutura uma história que foi positivamente apreciada pelos leitores. Por exemplo, em uma história de romance, eis alguns exemplos de tropes:

  1. Amor entre mocinha e vilão ou amor impossível
  2. Vilão mulherengo ou arrebatador de corações
  3. Final feliz
  4. Personagem quase sempre feminino
  5. Almas-gêmeas
  6. Entre outros  

Para que fique claro: se você escrever um livro, defina o gênero e investigue quais são os tropes que você têm que atingir. Caso o seu livro passar este primeiro teste dos tropes, a probabilidade é grande que ele passará o teste da audiência, mas este também é importante. Por isso, escritor, teste!

Eu escrevi um artigo sobre isso o gênero hot no Brasil e os tropes.

E você? Como testa seus livros ou suas ideias?

Quer receber mais dicas?

Quer receber um livro best-seller de presente?

Um comentário em “Como escrever um livro: Testando, testando, testando…

Deixe uma resposta