Em algumas pessoas, o chamado vem como um movimento, você sente que tem algo para dizer, mas não sabe bem ainda o quê. Em outros, chega como uma voz gritando no ouvido. Quando o escritor ouve o seu chamado, é melhor segui-lo. Antes tarde do que nunca, o fato é que o escritor ouve e escolhe sozinho o que fazer quando ouvir o seu chamado. Você já ouviu o seu chamado? Já sabe o que vai fazer quando o ouvir? O que você vai escolher? Afinal, como virar escritor? Como ouvir o chamado do escritor e começar a jogar as ideias no papel? É possível viver de escrita? E como escrever aquele tão sonhado livro?

Afinal o que é o chamado do escritor?

O pacto do escritor

É como uma vocação, um pacto consigo mesmo. O chamado do escritor é um chamado espiritual, uma ligação com o universo e com uma parte de quem realmente somos. Ouvi-lo é alimentar uma parte da sua alma que tem a ver com a sua forma de expressão e com a sua contribuição no mundo. Se você não alimentar essa parte da sua alma, a consequência virá no futuro. E virá séria. Ouvir esse chamado é um ato de amor próprio que você merece. Vamos ver aqui abaixo mais sobre.

Escrever é trabalhar com propósito

Ainda na semana passada, eu estava aqui na Bélgica quando uma moça começou a me contar como uma certa decisão que ela tinha tomado poderia mudar a vida dela. Essa mesma moça chorou nos meus braços porque não sabia o que fazer com a sua vida, nem com o seu trabalho. Não se engane, a moça tem um bom cargo, é super competente no que faz e, mesmo assim, sentia-se inútil. Ela dizia que estava curiosa para tentar um novo ramo na sua vida, mas que não sentia o apoio da família nem dos amigos nessa nova estrada. Isso foi algo que me cortou o coração e eu fiquei me perguntando como é que alguém cheia de talento, competente e de um coração puro pode sofrer desse mal?

Eu a aconselhei a escutar apenas a voz interior dela, o chamado do seu coração, porque ele é quem deve influenciar as suas decisões e não gente de fora. Assim, eu digo a mesma coisa aos escritores que lêem esse blog: escrever é mais do que uma arte; é um movimento espiritual. E movimento dessa envergadura e importância deve ser acomodado no trem da sua vida. A conversa com essa moça só provou como tem muita gente que não ouve o próprio chamado delas e isso é grave.

Como então ouvir o chamado e virar escritor?

POrque ser escritor é uma missão

Primeiro de tudo, autor, você deve entender que escrever é uma missão. Exatamente como tudo o que fazemos nesse planeta, o nosso trabalho deve ser imbuído de propósito e de uma vontade de transformar positivamente o nosso mundo. Para mim, isso sempre foi uma clareza e eu nunca me permiti me sentir como essa moça. Assim, eu sempre soube que escrever era uma missão de vida que, se eu não executasse, estaria traindo a mim mesma. Ora creia-me quando eu digo que de todos, a última que eu queria trair era eu mesma. Por esse motivo, eu sempre fiz da escrita a minha missão; por mais difícil que tenha sido, sobretudo em 2010, quando eu larguei tudo para virar escritora, tive que fazer trabalhos que pagam pouco, trabalhos que nem todo mundo quer fazer, engolir o meu orgulho e arrogância pelo amor pela escrita.

Eu tive que escolher aqueles trabalhos que ninguém quer fazer simplesmente porque o meu único critério era: ter um trabalho que sirva para pagar as contas enquanto eu executo a minha missão – escrever. Para mais detalhes sobre como eu fiz e o que aconteceu nessa época, leia: O que aconteceu comigo quando eu cheguei em Paris para ser escritora?

E quais são os frutos da escrita?

Mas muitos escritores também ouviram o chamado muito cedo. Naquilo que me toca, o chamado aconteceu junto com a minha intuição. Assim, eu tinha uma certeza de que eu nunca conseguiria fazer outro trabalho além daquele que alimentasse o meu lado criativo. E o meu corpo se recusava a fazê-lo.

Agora, quase quinze anos mais tarde, aqui estou eu: com um blog sobre escrita (e que hoje dá certo, após muitas tentativas fracassadas), muitos livros publicados e vivendo em função dessa minha vocação. Eu ouvi o meu chamado muito cedo, quando ainda criança, eu fazia eu mesma os meus livros e agora estou colhendo os frutos.

Sabia que Você também pode virar escritor?

Eu não digo que é fácil, autor. O caminho todo é tortuoso, mas vale a pena. Enfim, como ouvir o chamado do escritor, como começar a escrever e, sobretudo, como tornar a paixão da escrita em hábito? Enfim, como virar escritor? Tudo gira em torno daquela famosa escolha. É preciso escolher ser escritor e escolher levar a coisa a sério. Nesse blog, eu tenho muitos artigos sobre como se profissionalizar, o que , para mim é um dos maiores sinais de um escritor que leva a sério a sua profissão ou a sua paixão é o fato de que o escritor se profissionaliza. Para mais informações sobre isso, leia os blogs seguintes:

Como virar escritor?

Aqui estão algumas das minhas dicas, as que eu implementei eu mesma, sobre a minha pessoa, para atrair o sucesso como escritora.

Pense e aja como um escritor

Eu diria que o primeiro passo para virar escritor é se colocar na pele de um. Se vestir-se de uma determinada maneira o faz se sentir como um escritor, por exemplo, de maneira confortável, amigo faça-o! Se tomar café numa caneca de “escritor” te faz sentir assim, faça-o. Ou se você sente que escrever todos os dias com uma determinada caneta o faz se sentir como um escritor: faça-o.

Porque saiba, escritor, que as suas chances de conseguir atingir o seu objetivo aumentam muito se você mudar essas pequenas coisinhas. Isso se chama colocar do seu lado do time todas as boas cartas. É para você mesmo que você faz algo assim! Se você trabalha 8 horas por dia para uma empresa, me explica com que desculpa você não encontra uma horinha para escrever e fazer o que você gosta?

Sabe, escritor, sem ter medo de ser ridícula, eu vou te contar o que é que eu fiz no começo para causar o sentimento de que eu era escritora: eu comprei milhares de cadernos e todo o material para que eu pudesse escrever com prazer. Eu conto essa história no meu livro best-seller Como escrever um livro em 3 meses, que você pode obter gratuitamente clicando no link abaixo.

entenda o sacrifício do ofício de escritor

Essa talvez seja uma das partes mais difíceis e que causam mais resistência nas pessoas quando o assunto é perseguir os seus sonhos. É verdade que ser zen significa aproveitar o momento presente e se sentir completo, mesmo sem ter escrito aquele livro. Mas que mal tem em viver conectado com a sua própria essência e com a sua espiritualidade? Eu diria nenhum! A única coisa que você provavelmente já sabe, escritor, é que uma decisão dessas exige que você deixe a sua zona de conforto e se lance em mares desconhecidos.

Por exemplo, se você tem um trabalho que comece cedo, vai precisar talvez acordar uma hora antes do seu horário normal para dedicar esse tempo à sua paixão de escrever. Ou então se você tem um dinheirinho para investir um dinheirinho numa roupa ou num notebook para escrever, com qual critério você vai priorizar os seus gastos e ver o que é para você mais importante? De todas as maneiras, não há recompensa sem sacrifício. Você e todos têm que passar por lá. Uma coisa é certa: escrever um livro é um desejo que merece atenção e certamente um resultado que vai trazer muito orgulho para você.

Quer ir mais além, receber dicas personalizadas e de cara receber uma cópia do meu ebook gratuita por e-mail? Inscreva-se na Lista VIP do Jornal dos Autores. É só clicar no botão abaixo. Até lá!

Torne-se um AUTOR

3 comentários em “Como virar escritor: o chamado

  1. Escrever e amar é acreditar que cada palavra tem um significado diferenciado e pode cada linha em cada palavra escrita com emoção, cada virada de página uma gota de lágrimas cai sabendo que aprendeu com cada palavras escritas ali .siony Rodrigues de Lima Moreira 19/12/23 sem copiar, colocar ou plagiar este é significado de ser escritor errar , aprender, ensinar , compreender cada palavras numa simples página branca, amarelo, não a cor o que realmente importa o significado de cada palavra vai transmitir para você. Oque realmente você vai subtrair delas isto sim o que importa. Lembre-se minhas palavras o que escrever. 🥰❤️

    Curtir

Deixe um comentário