Neste ano eu escrevi 4 livros e publiquei 3 pela plataforma do KDP e pela Kobo Rakuten (Livraria Cultura). Comecei o meu blog, as minhas atividades de mentoria e abri a minha empresa de livros e de consultoria literária. Expandi a minha rede de divulgação literária e me profissionalizei como escritora. 

Mas diria que o que mais mudou nesse ano não foi a quantidade de livros que eu escrevi ou o quanto eu comecei a vestir a minha camisa, mas sim a mentalidade que se formou em mim e que eu antes não tinha: a de se profissionalizar como escritor e de virar autora-empreendedora. Estudando os autores profissionais auto-editados, eu consegui discernir um padrão comum a todos eles: o profissionalismo com o qual executavam a atividade bem como a sua maneira de ver a atividade como uma empresa. Nenhum deles parecia estar brincando em serviço e menos ainda tinham a mentalidade de que autores auto-publicados só escrevem porcaria. Eles escrevem para viver e vivem dos seus livros.

Quando eu entendi esse ponto, foi como se uma chave ligasse no meu cérebro e eu comecei a agir de outra maneira. Foi a partir desse momento, combinado à abertura da minha empresa de livros e de mentoria, que eu também passei a ver a atividade de escrita como ela deveria ser se eu quisesse mesmo viver dela: um negócio que paga as minhas contas.

Eu fiz um plano de negócios, ou um business plan (chique, não?)
Contratei um contador.
Deleguei e terceirizei aquilo que eu podia, como revisão, edição e tudo aquilo que me tomava um tempo precioso.
E criei espaço mental para abrigar a minha nova atividade.

Cada dia que passa eu a vejo crescer, tal uma plantinha, ela desponta um ramo novo a cada dia e isso só me deixa feliz, pronta para enfrentar o dia seguinte.

Como resultado disso, estou preparando muitas surpresas para o ano que vem e você que segue o meu trabalho, é convidado VIP. O planejamento do ano que vem já está pronto para as publicações em matéria de livros e para o conteúdo do blog e do Jornal dos Autores está sendo preparado. Eu mal posso esperar para partilhar com todos vocês.

E mal posso esperar para ler sobre os seus planos para 2022 e uma retrospectiva do ano de 2021. O que você fez que mudou sua atividade? O que mudou na sua maneira de ver as coisas? Conta tudo aqui que eu quero saber 🙂 Até a próxima.

Deixe uma resposta