Na era digital, a inteligência artificial (AI) revolucionou várias indústrias, e o campo da escrita não é exceção. Ora, com ferramentas cada vez mais avançadas à disposição, os escritores podem agora aproveitar a AI para aprimorar sua arte, optimizar processos e explorar novas formas de criatividade. Por isso, neste artigo, eu quero falar sobre a AI para escritores, especificamente como esta pode beneficiar os autores, desde principiantes até experientes. Também quero falar sobre algumas das melhores ferramentas disponíveis no mercado, bem como sobre a minha experiência com algumas delas.

Primeiro: o que é AI para escritores?

Quando eu falar sobre a AI para escritores, estarei me referindo às tecnologias baseadas em inteligência artificial que auxiliam no processo de escrita. Isso pode incluir desde corretores gramaticais inteligentes até softwares que sugerem estilos de escrita, ajudam na construção de enredos ou até escrevem textos completos baseados em prompts simples ou complexos.

Ok, mas quais são os principais benefícios da AI para os escritores

Eu escrevo sobre esse assunto desde a minha primeira experiência com o ChatGPT em 2022. Enquanto sou uma defensora da eficiência e da velocidade de escrita das ferramentas de AI, no sentido de que elas podem automatizar tarefas repetitivas e demoradas, permitindo que os escritores se concentrem mais no conteúdo criativo, eu desaconselho o uso puro da AI, sobretudo em se tratando de escritores novatos. Acontece que escrever algo puramente com a AI cria um afastamento e uma desconexão com o texto, deixando-o artificial e sem autoria.

Um segundo benefício, para mim altamente discutível, é o da melhoria da qualidade. Isso se aplica, ao meu ver apenas às AI de correção gramatical e sugestões de estilo. Tais ferramentas como Grammarly, utilizada há anos por grandes empresas como Google e Oulook (as famosas sugestões de palavras, sabe?), tais AI ajudam a polir o texto, aumentando a qualidade da escrita.

Mas um dos benefícios indiscutíveis e que tem rendido muita popularidade entre os escritores é o benefício da superação do que chamam comumente o “Bloqueio de Escritor”. Isso porque a AI pode sugerir ideias para desbloquear a criatividade dos escritores quando eles se encontram presos. Ora, não sendo mais uma pessoa que acredita no bloqueio criativo como algo existente, eu apenas convenho a informação. Porque para mim, o bloqueio criativo é o fruto de uma pressão forte que o autor se coloca.

Para ler mais sobre a minha opinião, eu convido você a ler o artigo: O que é o bloqueio criativo e Como eliminar o bloqueio criativo?

Ferramentas de AI populares entre os escritores

Continue lendo para dar uma espiadela nas principais ferramentas que você pode usar e a minha opinião sobre as que eu testei.

Grammarly: Este é um dos corretores gramaticais mais populares, que utiliza AI para identificar erros de escrita e sugerir correções. Sobre ele, acho que não preciso falar muito. Tal AI para escritores todos já conhecem porque simplesmente todo mundo já trabalho com o Google um dia na vida.

Scrivener: Embora não baseado puramente em AI, este software é excelente para a organização de projetos de escrita, com funcionalidades que podem ser complementadas por plugins de AI. Eu já usei O Scrivener, conheço muitos escritores que usam, mas pessoalmente não sou fã. Se você quiser que eu escreva um artigo sobre essa AI que é muito popular entre os nossos colegas de pluma, deixa um comentário.

OpenAI’s GPT-3: Uma ferramenta poderosa que pode gerar textos criativos e informativos baseados em instruções simples, sendo útil para geração de ideias e conteúdo. Com relação ao ChatGPT, eu escrevi vários artigos sobre o que eu penso. Você pode ler estes artigos clicando:

Integrando uma AI ao seu processo criativo

Na minha opinião tem maneira certa de fazer isso. Após conversa com Joanna Penn, autora auto-publicada e best-seller da Amazon, eu testei o Scrivener porque ela disse num livro que não podia viver sem tal ferramenta. Devo dizer que há 4 anos, eu usei e não gostei da primeira vez. Apenas agora, estou agora me habituando ao uso da Sudowrite, similar à AI Scrivener. Embora já tendo conversado com muitos escritores que dizem não sobreviver mais sem tais programas, eu procuro manter uma independência deles. Como digo no artigo, o programa deve ser uma fonte de ajuda e não de angústia.

Eu aconselho a quem tiver começando de ir devagar, introduzindo gradualmente um programa ao seu processo. O que é legal das AI é que elas são como um assistente que nunca se cansa e nem se esgota. Elas não conhecem burn-out. A minha conclusão para este artigo sobre AI para escritores é que elas tem um impacto indiscutível na escrita. Se você escolher e usar corretamente essas ferramentas, pode optimalizar a qualidade do seu trabalho e a eficácia do seu tempo.

Se você gostou do artigo, não deixe de se inscrever na lista VIP do Jornal dos Autores para receber dicas por e-mail sobre como escrever rapidamente. Você leva de cara uma cópia do e-book Como escrever um livro em 3 meses.

Torne-se um AUTOR

Um comentário em “AI para escritores

Deixe um comentário