Tem gente que está encalhado na escrita há mais de anos. Eu era uma dessas! Demorei dois anos para desenvolver uma história e quatro para conseguir escrever. Até o Tolkien já passou por isso. Professor de literatura na Oxford, ele passou 20 anos criando e escrevendo seu mundo fantástico.
Quando a gente compara ao tempo que temos na Terra, 20 anos é um quarto da expectativa média de vida humana. E você passa criando uma obra apenas. Agora, O Senhor Dos Anéis, O Hobbit viraram a sensação que viraram pós-mortem. O Tolkien apenas fez sucesso depois de sua morte. Um pouco como o Van Gogh.
No mundo que vivemos, não podemos mais nos dar o luxo de levar tanto tempo para escrever se desejamos viver da nossa pluma.

Com o início da Pandemia em 2020, muita gente pôde começar a fazer o que enfim queriam e nunca fizeram por falta de tempo. Para muitas pessoas, a realização destes projetos pessoais era justamente escrever um livro.
Um ano e meio após, tem gente ainda bloqueada na escrita do mesmo livro enquanto tem outros que já escreveram mais de cinco. Como é possível? Acontece que períodos de insegurança são normais quando você ainda tem que desenvolver o projeto. E não tem problema.
Mas para aqueles que desejam, como eu, viver de escrita, quando se é autor, lançar um livro por ano é arriscado. Eu diria mesmo muito arriscado. Para maiores informações sobre o número de livros por ano, veja o meu post: Quantos livros publicar por ano?
Citando a minha experiência, Desde o começo, escrevi 5 desde o começo da aventura. Isso graças ao método sobre Como escrever um livro em 3 meses e é essa a média que eu considero boa para mim. O trabalho com meu blog e com as redes sociais, a mentoria literária e a ajuda que dou a outros autores, é o suficiente para o meu ganha pão de maneira que eu posso escrever essa quantidade de livros e viver da atividade. Como eu disse, essa é a minha experiência. Eu testei outras maneiras e encontrei a que melhor me satisfaz. Porque eu sei que escrever um livro não é fácil.
Então como fazer para aumentar a sua produtividade?
Há algum tempo eu comecei a testar um método que mudou a minha vida: o método descrito no livro 5,000 Words Per Hour: Write Faster, Write Smarter, disponível em inglês somente, que consiste em trabalhar de maneira concentrada durante períodos de 25 minutos intercalados de intervalos de cinco. Esse método mudou a minha vida e a experiência que eu estava tendo como autora. Antes dele, eu demorava de duas a 3 horas para escrever 2000 palavras. Depois que comecei a implementar esse método, passei a 2000 palavras por hora de trabalho. Isso sem falar da sensação de esgotamento depois que eu terminava a minha rotina da escrita. Antes, eu podia escrever apenas de manhã e me sentia tão fraca que a tarde era um suplício voltar ao trabalho e cuidar dos outros afazeres que um autor auto-publicado tem além de escrever um bom livro. Usando o método deste livro para acelerar a escrita, eu progredi tanto que não somente tenho mais energia, a minha produção aumentou e o meu calendário de publicação para o ano que vem já está pronto junto com o esqueleto dos livros.
Mas então como aumentar a produção para alcançar esse ritmo ou até mais?
Após alguns dias, eu percebi que esta maneira de trabalhar me convinha melhor do que todas. Naturalmente consegui eu encontrar um método para escrever mais rápido que funciona para mim. O que eu faço é trabalhar com sprints (intervalos) de 20 minutos onde eu não faço mais nada além de escrever. Não posso voltar e consertar, não posso parar para atender o telefone, não posso parar por motivo algum, a não seja que for ao banheiro. Dependendo da minha força de vontade, eu faço de 4 a 6 intervalos pela manhã. Não mais do que isso. Eu prezo pela energia que desejo manter até o final do dia, quando eu ainda tenho coisas importantes para fazer, como dar atenção para a minha filha ou cozinhar uma janta bem saudável, saborosa e com legumes do nosso próprio jardim.
O que eu descobri ser benéfico à minha criatividade também é trabalhar em vários manuscritos num só dia. Isso depende do seu ritmo e de como você cumpre a lista de afazeres e mantém o seu calendário em dia. Isso vai de fato refletir no que é melhor para você.
Quando você começar um período de escrita em que realmente não fará nada além de escrever, assegure-se de que ninguém vai interrompê-lo. Traga um cronômetro (eu uso um de cozinha porque realmente não toco o telefone quando tenho que escrever) e escreva. Do primeiro até o último minuto, escreva e anote a quantidade de palavras que você produzir por hora durante os seus sprints. Como eu disse, eu prefiro fazer intervalos de 20 minutos que são o tempo suficiente para que eu produza uma quantidade de palavras que me satisfaça. Com o tempo você vai melhorando e quem sabe até poderá chegar às famosas 5000 palavras por hora, já pensou?
Então, me diz nos comentários em que estágio de produção você está nesse momento e qual é o seu objetivo.
Um comentário em “Aumente a sua produtividade”